Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: MCTC011-13
Nome: PSICOLOGIA COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MCTC011-15 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Introdução à psicologia cognitiva (como são estudados e entendidos processos cognitivos básicos e processos mentais de ordem superior no campo da psicologia cognitiva); Neurociência cognitiva (relação entre mente e cérebro); Percepção; Atenção e consciência; Memória; Representação mental da informação e organização do conhecimento; Linguagem; Resolução de problemas e criatividade; Raciocínio e tomada de decisão; Raciocínio matemático; Emoção e motivação (como estados afetivos influenciam processos cognitivos); Inteligência humana e artificial; Desenvolvimento Cognitivo.
Referências: STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 608 p. MATLIN, M.W. Psicologia Cognitiva. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 420 p. EYSENCK, M.W.; KEANE, M.T. Manual de Psicologia Cognitiva. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 608 p. ANDERSON J.R. Psicologia cognitiva e suas implicações experimentais. 5. ed. São Paulo: LTC, 2004. 307 p. BADDELEY A. et al. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011. 412 p. FRANCIS G. et al. Coglab on a CD. 4. ed. Stanford: Cengage Learning, 2008. 149 p. GAZZANIGA, M.S. et al. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: ARTMED, 2005. 624 p. GOLDSTEIN, E.B. Cognitive psychology: connecting mind, research and everyday experience. 3. ed. Wadsworth: Cengage Learning, 2011. 480 p. TOMMASI, L. et al. Cognitive biology: evolutionary and developmental perspectives on mind, brain, and behavior. London: MIT Press, 2009. 384 p.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
MCTC011-15 - PSICOLOGIA COGNITIVA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MCTC011-15 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BNC 2010/2015 - N 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 6 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2008 2008.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2008 2008.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BNC 2010/2015 - A 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 6 Sim
BNC 2010/2015 - A 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 6 Sim
BNC 2010/2015 - N 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 6 Sim
BCT 2006 2006.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2006 2006.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3