Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 14 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: LEC0003-24
Nome: ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ESCRITA E COMUNICAÇÃO
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 24 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Apresentação e discussão de formas de compreensão e interpretação do mundo coletivamente por meio da leitura. A formação em Ciências Humanas, a maturação do espírito crítico e o recurso da leitura criteriosa do amplo legado teórico constitutivo das Humanidades. Leitura como atividade coletiva fundamental para a criação de laços comunitários e abertura de mundo. Leitura e formação do estudante para manejos de textos. Associação entre pensar crítico coletivo, como diz bell hooks, e ensinar comunidade. Exploração de potências da escrita associada à oralidade como uma das formas de comunicação importantes para formação do professor e professora.
Referências: "PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade: São Paulo: 34, 2009. WALTON, Douglas N. Lógica Informal. Trad. FRANCO, Ana Lúcia R. & SALUM, Carlos A. L. São Paulo: Martins Fontes, 2006 SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016. _______. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Edusp, 2018 Bibliografia complementar BRETON, P. A manipulação da palavra. São Paulo: Loyola, 1999. COSTA, Flávio M. Os melhores contos da América Latina, São Paulo: Agir, 2008 PETIT, Michèle, Os jovens e a leitura, São Paulo: 34, 2012."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LH 2024 - LCH 2019 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LH 2024 - LCH 2019 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3