Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 30 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-117C
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE II: ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS DINOSSAUROS TERÓPODES
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 24 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Mais de 10 mil espécies de aves viventes já foram catalogadas, e esse número continua a crescer, consolidando o grupo como uma das maiores linhagens de vertebrados terrestres documentadas. Ao analisar o registro fóssil, observa-se que a diversidade dos terópodes é ainda mais expressiva. O conteúdo da disciplina abrange a evolução do clado Theropoda, oferecendo uma análise aprofundada do registro fóssil, das características diagnósticas de clados mais abrangentes e das adaptações morfológicas que culminaram na evolução desse grupo. A disciplina inicia com uma introdução à anatomia dos dinossauros terópodes, explorando características anatômicas-chave e a nomenclatura dos ossos e de seus processos, conforme utilizados em publicações científicas. O objetivo é auxiliar alunos e pesquisadores em formação que buscam se familiarizar com a descrição anatômica de elementos ósseos, preparando-os para iniciar suas investigações nessa área. Além disso, serão apresentadas abordagens práticas de identificação e descrição anatômica, essenciais para a pesquisa com elementos ósseos, tanto de táxons fósseis quanto contemporâneos. Também serão apresentadas orientações para estruturar artigos, relatar resultados e realizar a escrita científica de forma objetiva, promovendo a comunicação científica de alta qualidade. Por fim, dentro de um viés interdisciplinar, os princípios da anatomia e evolução abordados ao longo desta disciplina poderão também ser utilizados em estudos paleontológicos e ecológicos de diferentes grupos.
Referências: Todos os participantes terão acesso a uma apostila digital contendo dicas, termos-chave e referências úteis para melhor entenderem a osteologia dos terópodes.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3