Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30)
Código: CHS-309A
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS - FONTES PARA OS ESTUDOS DE GÊNERO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Apresentação do conceito de documento e fontes. Reflexão sobre a importância e potencialidades de documentos e fontes para a pesquisa em ciências humanas. Gênero como categoria de análise histórica, antropológica, filosófica e sociológica. Debate sobre a categoria gênero e seus diferentes desdobramentos acadêmicos e políticos. História dos feminismos e gênero. Críticas, apropriações e reinvenções no campo dos estudos de gênero. Articulações entre estudos de gênero e estudos feministas. Abordagem de gênero, raça e classe. História oral e gênero. Literatura e gênero. Visualidades e gênero. Imprensa e gênero. Documentos oficiais e gênero. Internet e gênero.
Referências: [1] HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. [2] MCCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Edunicamp, 2010. [3] OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Gender epistemologies in Africa: gendering traditions, spaces, social institutions. New York, USA: Palgrave Macmillan, 2011. [4] PEDRO, Joana Maria; PINSKI, Carla Bassanezi. (Org.) Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013. [5] SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

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