Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: ESMA002-23
Nome: INOVAÇÕES PARA ENGENHARIA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 24 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( ESTO903-17 ) OU ( ESTO901-13 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Apresentação e uso de ferramentas de prototipagem tais como: impressão aditiva para design, ferramentas de corte, ferramentas de modelagem para materiais diversos e softwares de design. Pesquisa Empática com o público - alvo. Propostas de soluções inovadoras a problemas reais. Metodologia “Design Thinking”. Mentalidade “Agile” de gestão do tempo e de tarefas. Pesquisa técnica crítica. Desenvolvimento “hands-on”. Elaboração de “Pitch”s. Prototipagem. Modelo de Negócios. Feira de Lançamento e Venda dos Produtos. Apresentação e Documentação multimídia.
Referências: BROWN, T., Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas Ideias, Alta Books, São Paulo, 2017. ISBN 9788550801346. GRANDO, N. (org) et al., EMPREENDERISMO INOVADOR – Como criar Startups de tecnologia no Brasil, Ed. Edora, São Paulo, 2012. ISBN 9788563993434. TURNER, J., AGILE PROJECT MANAGEMENT – The Ultimate Beginner’s Guide to Learn Agile Project Management Step by Step, Amazon, USA, 2018. ASIN B07NZ8V3MP. Bibliografia complementar MOON, Jennifer. Critical thinking: An exploration of theory and practice. Routledge, 2007. COMBS, Liesl Baum; CENNAMO, Katherine S.; NEWBILL, Phyllis Leary. Developing critical and creative thinkers: Toward a conceptual model of creative and critical thinking processes. Educational Technology, p. 3-14, 2009. COLOMBINI, Sabina Clara Cristina, Empathy as an educational tool. International Journal of Computer Science and Engineering, v. 6, n. 1, p. 137-153, 2015. KÖPPEN, Eva; MEINEL, Christoph. Empathy via design thinking: creation of sense and knowledge. In: Design thinking research: Building innovators. Cham: Springer International Publishing, 2014. p. 15-28. LIEDTKA, J., OGILVIE, T. And BROZENSKE, R., The Designing for Growth Field Book: a step-by-step project guide, Columbia University Press, New York, 2014. ISBN 978-0-231-53708-7. PLATTNER, H., Design Thinking Bootleg, 2018, in: https://dschool.stanford.edu/resources/design-thinking-bootleg, acessado em 07/05/2019, 17:16h. PLATTNER, H., MEINEL, C. and LEIFER, L. (Eds), Design Thinking: Understand – Improve – Apply, Springer, Berlin, 2011. ISBN 9783642137563.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ESTO901-13 - ENGENHARIA UNIFICADA II
ESTO903-17 - ENGENHARIA UNIFICADA II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( ESTO903-17 ) OU ( ESTO901-13 ) ) ATIVO 02/02/2025
( ( ESTO903-17 ) OU ( ESTO901-13 ) ) ATIVO 11/09/2006
( ( ESTO903-17 ) OU ( ESTO901-13 ) ) INATIVO 08/05/2006 01/02/2025
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
ENE 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE ENERGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
ENE 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE ENERGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
SBN-ENGENHARIAS 2006.1 ENGENHARIAS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 1 Sim
INF 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE INFORMAÇÃO - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 12 Sim
INF 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE INFORMAÇÃO - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 12 Sim
IAR 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 11 Sim
IAR 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 11 Sim
GES 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 12 Sim
GES 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 12 Sim
EMAT 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE MATERIAIS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 11 Sim
EMAT 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA DE MATERIAIS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 11 Sim
SAM-ENGENHARIAS 2006.1 ENGENHARIAS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 1 Sim
SAN-ENGENHARIAS 2006.1 ENGENHARIAS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 1 Sim
SBM-ENGENHARIAS 2006.1 ENGENHARIAS - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 1 Sim
AERO 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA AEROESPACIAL - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 13 Sim
AERO 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA AEROESPACIAL - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 13 Sim
BIO 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA BIOMÉDICA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 14 Sim
BIO 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA BIOMÉDICA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 14 Sim
EAU 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Sim 14 Não
EAU 2023 - BCT 2022 2024.1 ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Sim 14 Não
AERO 2023 - BCT 2009/2015 2024.1 ENGENHARIA AEROESPACIAL - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 13 Sim
AERO 2023 - BCT 2009/2015 2024.1 ENGENHARIA AEROESPACIAL - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 13 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3