Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-285A
Nome: TÓPICOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II: PRINCÍPIOS, CONCEITOS E MÉTODOS DA ETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 36 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Esta disciplina introduz os princípios, conceitos e métodos da etnografia na educação. Os alunos aprendem sobre o quadro teórico e metodológico para a pesquisa baseada na etnografia como lógica de investigação e ganham experiência em métodos etnográficos, com exemplos de coleta de dados – como observação participante, escrita de notas de campo, práticas comunicativas de gravação de áudio e vídeo, coleta de documentos – e análise de dados – como escrever memorandos analíticos, codificar notas de campo e transcrições de discursos gravados, desenvolver modelos e relatar a pesquisa.
Referências: [1] Agar, M. (2013). The Lively Science: Remodeling human social research. Minneapolis: Mill City Press. [2] Bloomaert, J. & Jie, D. (2010). Ethnographic fieldwork: A Beginner’s guide. Bristol: Multilingual Matters. [3] Bloome, David et al. Learning over time: Uses of intercontextuality, collective memories, and classroom chronotopes in the construction of learning opportunities in a ninth-grade language arts classroom. Language and Education, v. 23, n. 4, p. 313-334, 2009. [4] Bloome, David et al. Discourse analysis and the study of classroom language and literacy events: A microethnographic perspective. Routledge, 2004. [5] Bloome, David et al. Discourse analysis of languaging and literacy events in educational settings: A microethnographic perspective. Routledge, 2022. [6] Emerson, R. M., Fretz, R. I., & Shaw, L. L. (2011). Writing ethnographic fieldnotes (2nd ed.). Chicago: University of Chicago Press. [7] Fader, A. (2009). Mitzvah girls: Bringing up the next generation of Hasidic Jews in Brooklyn. Princeton: Princeton University Press. [8] Gallo, S. (2017). Mi padre: Mexican immigrant fathers and their children’s education. New York: Teachers College Press.Hammersley, M., & Atkinson, P. (2019). Ethnography: Principles in practice (4th ed.). London: New York: Routledge. [9] Heath, S. B. & Street, B. V. (2008). On Ethnography: Approaches to Language and Literacy Research. New York: Teachers College Press.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3