Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: NHLB002-23
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 12 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 84 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( NHT1085-22 ) OU ( NHT1085-16 ) OU ( NHT1085-15 ) OU ( NHT1041-13 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Função social, princípios e desafios da aprendizagem de Biologia no Ensino Médio Regular, Técnico e/ou para a Educação de Jovens e Adultos. Concepções alternativas de estudantes sobre teorias e conceitos da Biologia. Estudos sobre Mudança Conceitual e de Perfil Conceitual na educação em Biologia. Atitudes e interesses de jovens em relação à aprendizagem de Biologia. O tratamento de temas biológicos diante das diferenças de estudantes em sala de aula. Avaliação: objetivos, tipos, finalidades e coerência com abordagens para o Ensino de Biologia. Atividades extensionistas relacionadas a aprendizagem do conhecimento biológico.
Referências: "BIZZO, Nelio; PELLEGRINI, Giuseppe (org.). Os jovens e a ciência. Curitiba, PR: CRV, 2013. 153 p. HOFFMANN, J. Avaliação Mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 36. ed. Porto Alegre, RS,: Mediação, 2005. MORTIMER, Eduardo F.. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FIGUEIREDO, Priscila Silva de; SEPULVEDA, Claudia de Alencar Serra e. Religião e ciência: o que as interações discursivas nos mostram sobre os desafios de um ensino de biologia dialógico. Investigações em Ensino de Ciências. v. 23, n. 2, p. 228-255. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p228. FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300003&lng=en&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300003. HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. LOUGHRAN, John; BERRY, Amanda; MULHALL, Pamela. Understanding and Developing Science Teachers' Pedagogical Content Knowledge. Boston: Sense Publishers, 2012. MORTIMER, Eduardo F. Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, v. 4, n. 3, p. 265-287, 1995. MORTIMER, Eduardo F. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, p. 20-39, 1996."
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( NHT1085-22 ) OU ( NHT1085-16 ) OU ( NHT1085-15 ) OU ( NHT1041-13 ) ) ATIVO 11/09/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 10 Sim
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 10 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não

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