Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56) |
Código: |
ESMA001-23 |
Nome: |
SOLUÇÕES PARA DESAFIOS EM ENGENHARIA |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
24 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
60 h. |
Carga Horária Total: |
84 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( ESTO902-17 ) OU ( ESTO900-13 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
"Desafios técnicos multidisciplinares propostos pelos docentes. O desafio deve ser de ordem prática, típica do ambiente de laboratórios de engenharia, que envolvam a montagem, desenvolvimento, caracterização de instrumentos, dispositivos, robôs, sensores ou análogos. Esses desafios devem estimular os alunos a aplicar seus conhecimentos e experiências de forma racional e planejada através da gestão de uma equipe multidisciplinar, organizada para pesquisar e desenvolver a solução dos problemas propostos. Dessa forma, o aluno desenvolverá sua capacidade de conceber soluções em equipe e descrevê-las segundo uma linguagem técnica.
|
Referências: |
"SILVA, A. et al. Desenho técnico moderno. Tradução de Ricardo Nicolau Nassau Koury, Eustáquio de Melo Pertence. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2006. xviii, 475. ISBN 9788521615224.
PREDABON, E.; BOCCHESE, C. Solidworks 2004: projeto e desenvolvimento. 6. ed. São Paulo: Erica, 2007. 406 p. ISBN 8571949964.
REGAZZI, R. D.; PEREIRA, P. S., Silva Jr., M. F. ''Soluções Práticas de Instrumentação e Automação'', Gráfica AWG, 2005.
BALBINOT, A.; BRUSSAMARELLO, V. J.; ''Instrumentação e Fundamentos de Medida'', LTC, 1ª edição, 2006.
DU,X.; de GRAAFF, E.; KOLMOS, A.(Eds.) Research on PBL Practice in Engineering Education Sense Publishers, Rotterdam ISBN 978-90-8790-930-7, 2009.
Bibliografia Complementar
GASPERI, M.; HURBAIN, P. Extreme NXT: extending the LEGO MINDSTORMS NXT to the next level. 2. ed. New York, USA: Apress, c2009. 339 p., il. (Technology in action series). ISBN 9781430224532
|
|
|
|