Ementa/Descrição: |
"O papel da linguagem no ensino de Ciências. A seleção de conteúdos no ensino fundamental.
Modalidades didáticas: aula expositiva, utilização de mídia impressa, filmes e outros recursos
audiovisuais, literatura, jogos, debates, estudos do meio, quadrinhos, músicas, entre outros. A experimentação e o ensino de ciências. A Resolução de problemas no ensino de Ciências. Tendências e práticas de pesquisa em ensino de Ciências. Avaliação em ensino de ciências."
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Referências: |
"CARVALHO, A. M. P. & GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez,
1995.
CACHAPUZ, Antônio et. al. A necessária renovação no ensino de Ciências. São Paulo: Cortez,
2005.
KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna,
2007. 87 p.
NARDI, R. (org.) Questões atuais no ensino de Ciências: Tendências e inovações. São Paulo:
Escrituras, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ASTOLFI, J.-P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1990. 132 p.
AZEVEDO, M. C. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In:
Carvalho, A. M. P. (org.) Ensino de ciências; unindo a pesquisa à prática. São Paulo: Pioneira
Tompson Learning, 2004.
BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=859&catid=195%3Aseb-educacaobasica&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8oseries&option=com_content&view=article
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: O ensino-aprendizagem como
investigação. São Paulo: FTD, 1999.
LABURÚ, C. E; ARRUDA, S. M. de; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências.
Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p.247-260, 2003.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2009. 194 p."
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