Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 13 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: NHLF001-22
Nome: ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O curso propõe: 1) a análise crítica de materiais didáticos (livros, apostilas, Cadernos do Estado etc.) no que concerne à presença de conteúdo conectado às artes (estética e filosofia da arte) ou à utilização de obras de arte como recurso metodológico; 2) produção de material teórico-prático com arte para cursos de humanidades.
Referências: "BOAL, A. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. FOSTER, H. O que vem depois da farsa? Tradução Célia Euvaldo, com colaboração de Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2021. GREENBERG. C. Arte e cultura: ensaios críticos. Tradução Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2013. Bibliografia Complementar BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Guia de livros didáticos. PNLD 2018: Filosofia: ensino médio – Brasília: Ministério da Educação, 2017. EAGLETON, E. A ideologia da estética. Tradução Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1977. RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. Tradução Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009. Outras Bibliografias BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio; ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: História / Ministério da Educação. — Brasília: MEC, 2007. PAGNI, P. A. Experiência estética, formação humana e arte de viver. Desafios filosóficos à educação escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2014. "
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2023 - LCH 2019 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2019 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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