Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: NHLF003-22
Nome: PRÁTICAS TEATRAIS COMO RECURSO DIDÁTICO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A proposta consiste em trabalhar de forma prática com jogos, exercícios ou técnicas de montagem teatral, tendo em vista as possibilidades que oferecem para o desenvolvimento da consciência corporal, pensamento, expressão, análise crítica de situações etc., cabendo à(ao) docente responsável pela disciplina a definição da temática a ser abordada de modo prático durante o quadrimestre, a qual deve ser previamente estabelecida no conteúdo programático do curso.
Referências: "BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015. JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola. Campinas: Papirus, 2007. SPOLIN, V. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2008. Bibliografia Complementar KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001. ___________ Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2010. ROUBINE, J.J. A arte do ator. RJ: Zahar, 2002. SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. Tradutor Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 1992. __________ Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017. Outras Bibliografias ROUBINE, J.J. Introdução às grandes teorias do teatro. RJ: Zahar, 2003. ____. A linguagem da encenação teatral. RJ: Zahar, 1998."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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