Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ESTÁGIO
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: MCLM005-23
Nome: ESTÁGIO II NO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 80 h.
Carga Horária Estudo Individual: 40 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 1 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( MCTD003-13 ) OU ( MCTD029-18 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Elaboração de um conjunto de materiais didáticos a serem utilizados na escola a partir da análise da sua vivência em estágios anteriores. Elaboração de propostas de intervenção didática em sincronia com a realidade escolar e os materiais didáticos elaborados. Intervenção didática na escola. Reflexão sobre a intervenção didática na escola. Avaliação do impacto da utilização dos materiais didáticos junto aos alunos da escola. Registros das ações extensionistas realizadas na escola. Elaboração de relatório das ações vivenciadas na escola.
Referências: "CARVALHO, A. M. P. DE. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012. PICONEZ, S. C. B. (Coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo, SP: Cortez, 2012. PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S. L. Estágio e Docência. São Paulo, SP: Cortez, 2017. Bibliografia Complementar ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo, SP: Cortez, 2014. GURIDI, Verônica Marcela; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi (org.). Experiências de ensino nos estágios obrigatórios: uma parceria entre a universidade e a escola. Campinas, SP: Alínea, 2013. NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013."
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
MCTD029-18 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA IV (NÍVEL MÉDIO)
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( MCTD003-13 ) OU ( MCTD029-18 ) ) ATIVO 11/09/2006
( ( MCTD003-13 ) OU ( MCTD029-18 ) ) INATIVO 11/09/2006 01/02/2025
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
LM 2023 - LCNE 2019 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
LM 2023 - LCNE 2019 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3