Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39) |
Código: |
EVD-122A |
Nome: |
TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE V: DELINEAMENTO EXPERIMENTAL: COMO A COLETA DE DADOS PODE TE AJUDAR A TOMAR BOAS DECISÕES |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
180 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
60 h. |
Carga Horária Total: |
240 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Perguntas científicas, teoria e fontes de evidência. Amostragem e escala: N
amostral e variação dos dados. Independência das amostras e auto-correlação. Lógica
dos testes de hipótese e modelo nulo. Abordagens correlacionais e experimentais.
Conteúdo programático: A disciplina procura explorar conceitos básicos de
delineamento amostral aplicados à área da biologia, detalhando diferentes estratégias
de amostragem e a aplicação de abordagens correlacionais e experimentais em
projetos científicos. Serão enfocados ainda temas como (i) definição das questões e
contexto teórico em projetos, (ii) independência amostral e auto-correlação, (iii) testes
de hipótese e modelo nulo, (iv) variação dos dados e definição do N amostral, e (v)
fontes de evidência e sua hierarquia dentro de estudos de caso. A disciplina procura
fomentar a capacidade critica dos estudantes, mais especificamente: Como definir os
dados a serem amostrados hierarquicamente dentro de um projeto de pesquisa? Quais
as melhores fontes de evidência para cada pergunta científica? Como responder
perguntas em diferentes escalas incluindo um contexto teórico comum? |
Referências: |
[1] Quinn G.P. e Keough M.J. (2002). Experimental design and data analysis for
biologists. Cabridge Univesity Press, Cabridge, pp. 537. | [2] Magnusson W.E. e Mourão G.M. (2003) Estatística sem matemática: a ligação entre
as questões e a análise. Planta Editora. pp.122. |
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