Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-122A
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE V: DELINEAMENTO EXPERIMENTAL: COMO A COLETA DE DADOS PODE TE AJUDAR A TOMAR BOAS DECISÕES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 180 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 60 h.
Carga Horária Total: 240 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Perguntas científicas, teoria e fontes de evidência. Amostragem e escala: N amostral e variação dos dados. Independência das amostras e auto-correlação. Lógica dos testes de hipótese e modelo nulo. Abordagens correlacionais e experimentais. Conteúdo programático: A disciplina procura explorar conceitos básicos de delineamento amostral aplicados à área da biologia, detalhando diferentes estratégias de amostragem e a aplicação de abordagens correlacionais e experimentais em projetos científicos. Serão enfocados ainda temas como (i) definição das questões e contexto teórico em projetos, (ii) independência amostral e auto-correlação, (iii) testes de hipótese e modelo nulo, (iv) variação dos dados e definição do N amostral, e (v) fontes de evidência e sua hierarquia dentro de estudos de caso. A disciplina procura fomentar a capacidade critica dos estudantes, mais especificamente: Como definir os dados a serem amostrados hierarquicamente dentro de um projeto de pesquisa? Quais as melhores fontes de evidência para cada pergunta científica? Como responder perguntas em diferentes escalas incluindo um contexto teórico comum?
Referências: [1] Quinn G.P. e Keough M.J. (2002). Experimental design and data analysis for biologists. Cabridge Univesity Press, Cabridge, pp. 537. | [2] Magnusson W.E. e Mourão G.M. (2003) Estatística sem matemática: a ligação entre as questões e a análise. Planta Editora. pp.122.

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