Ementa/Descrição: |
1. Das propostas educacionais marxianas à pedagogia histórico-crítica: gênese e especificidade de uma pedagogia socialista, de inspiração marxista, no Brasil. Fundamentos da pedagogia histórico-crítica: materialidade da educação, trabalho educativo e luta de classes na educação escolar. 2. Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Dois textos clássicos de Dermeval Saviani: Sobre a natureza e especificidade da educação e Escola e democracia. 3. O fundamento psicológico da pedagogia histórico-crítica: psicologia histórico-cultural. Introdução a conceitos de Vigotski, Leontiev e suas interpretações por Newton Duarte. A relação entre cotidiano, não cotidiano, a formação da individualidade para-si e os carecimentos não cotidianos. 4. A didática da pedagogia histórico-crítica: da proposta de Gasparin às discussões contemporâneas sobre as categorias prática social, problematização, instrumentalização e catarse. 5. Pedagogia histórico-crítica, ensino de ciências e educação matemática: textos e discussões atuais. Relações conteúdo-forma: conhecimentos clássicos e estratégias de ensino. 6. Práticas de análise e reelaboração de materiais didáticos: do esvaziamento de conteúdos e da ocultação da política na BNCC à abordagem histórico-crítica dos conhecimentos clássicos nas disciplinas escolares. |