Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-280B
Nome: TÓPICOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: 1. Das propostas educacionais marxianas à pedagogia histórico-crítica: gênese e especificidade de uma pedagogia socialista, de inspiração marxista, no Brasil. Fundamentos da pedagogia histórico-crítica: materialidade da educação, trabalho educativo e luta de classes na educação escolar. 2. Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Dois textos clássicos de Dermeval Saviani: “Sobre a natureza e especificidade da educação” e Escola e democracia. 3. O fundamento psicológico da pedagogia histórico-crítica: psicologia histórico-cultural. Introdução a conceitos de Vigotski, Leontiev e suas interpretações por Newton Duarte. A relação entre cotidiano, não cotidiano, a formação da individualidade para-si e os carecimentos não cotidianos. 4. A didática da pedagogia histórico-crítica: da proposta de Gasparin às discussões contemporâneas sobre as categorias prática social, problematização, instrumentalização e catarse. 5. Pedagogia histórico-crítica, ensino de ciências e educação matemática: textos e discussões atuais. Relações conteúdo-forma: conhecimentos clássicos e estratégias de ensino. 6. Práticas de análise e reelaboração de materiais didáticos: do esvaziamento de conteúdos e da ocultação da política na BNCC à abordagem histórico-crítica dos conhecimentos clássicos nas disciplinas escolares.
Referências:

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