Ementa/Descrição: |
Noções básicas de Libras Introdução ao idioma visando comunicação inicial entre ouvintes e surdos. Conceitos de Deficiência Auditiva e Surdez: a concepção médica e concepção social. Método Combinado, Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo como propostas educacionais e suas implicações. Semelhanças e Diferenças entre línguas orais e gestuais do ponto de vista da compreensão, expressão e aquisição. Mitos sobre as línguas de sinais. Conceito de Libras. Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005. Aspectos Lingüísticos da Libras: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Pragmática. Políticas Educacionais Inclusivas para o surdo e o papel do intérprete na sua educação. Aquisição do Português como segunda língua e a escrita do surdo. Surdez: aspectos culturais.
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Referências: |
"BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAPOVILLA F, RAPHAEL V. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. (v. I e II). São Paulo: EDUSP, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: MEC, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: MEC, 2005.
QUADROS RM, KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SKLIAR C. Atualidade da educação bilíngue para surdos (v. 2) interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre, Mediação, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAPOVILLA, F. C., RAPHAEL, W.D.; Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: O Mundo do Surdo em Libras. v.1. São Paulo, SP: Edusp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; 2004.
QUADROS, R. M.; Educação de Surdos A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SACKS, O. W.; Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SKLIAR, C. A.; Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, C. A.; Atualidade da educação bilíngue para surdos. v. 1. Processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre, Mediação, 1999."
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