Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: LHZ0038-22
Nome: HISTÓRIA E GÊNERO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Formação da ciência histórica a partir de uma perspectiva de gênero. Transversalidade do gênero na historiografia contemporânea. Contribuições teóricas e metodológicas dos estudos de gênero e dos estudos feministas para a pesquisa histórica. Fontes para os estudos de gênero. Aportes teóricos e metodológicos da História das Mulheres. Articulação entre estudos acadêmicos sobre gênero e feminismos e movimentos sociais. Gênero como categoria de análise histórica, antropológica, filosófica e sociológica. Gênero e interdisciplinaridade. Interseccionalidades de gênero: raça, etnia, classe, sexualidade, geração, deficiência e etc. Historicidade das práticas da sexualidade, das representações de gênero, dos corpos e dos sujeitos. Ensino e pesquisa em gênero na História.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA PEDRO, Joana Maria; PINSKI, Carla Bassanezi. (Org.) Nova História das Mulheres no Brasil. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2013. SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. SCOTT, J. W. Gênero como categoria útil para a análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p.5-22, jul/dez., 1990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721 Acesso em: 19 ago. 2022. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AKOTIRENE, Carla. Cruzando o atlântico em memória da interseccionalidade. O que é interseccionalidade / Carla Akotirene; Coordenação Djamila Ribeiro. – Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2018. (feminismos Plurais). BARBOSA, Lia Pinheiro. Florescer dos feminismos na luta das mulheres indígenas e camponesas da América Latina. Revista Novos Rumos Sociológicos, vol.7, n.11, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/17048 Acesso em: 19 ago. 2022. HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. SMITH, Bonnie G. Gênero e História: homens, mulheres e a prática histórica. São Paulo: EDUSC, 2003. WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair; MELLO, Soraia Carolina. (Org.). Mulhe-res de Luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). 1. ed. - Curitiba: Appris, 2019.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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