Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: LHZ0040-22
Nome: ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A trajetória do Ensino de História da África no Brasil. A Lei 10.639 e a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos das escolas. O pensamento social africano e o ensino de história. O lugar da África e dos africanos na formação do mundo moderno. Contribuição dos povos africanos e afrodiaspóricos na produção do conhecimento. A História da África na sala de aula: desafios e possibilidades. Representações e estereótipos sobre o continente africano e a construção da “Ideia de África”. O africano enquanto sujeito da sua história.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Tradução de Manuel Resende, revisada academicamente por Daniela Moreau, Valdemir Zamparoni e Bruno Pessoti. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011, 754 p. OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras: entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 143-172, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v28n2/07.pdf> UNESCO. História Geral da África. Brasília: UNESCO/Ministério da Educação, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COOPER, Frederick.: Histórias de África: capitalismo, modernidade e globalização. Lisboa: Edições 70, 2016. HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005 HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimento de africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 2008. LIMA, Mônica. História da África: temas e questões para a sala de aula, Cadernos PENESB nº7. Rio de Janeiro/Niterói, Quartet/UFF, 2006, p. 71-105. MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-Asiáticos. Rio de Janeiro, vol. 23-1, 2001, p. 171-209.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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