Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: BHS0002-22
Nome: DIVERSIDADE DE GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFESSOR
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( BHS0002-17 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina pretende criar uma imersão prática e vivencial com o amplo campo epistêmico de gênero aplicado à formação inicial de professores. Dentre as questões que a disciplina pretende fomentar estão: como desnaturalizar preconceitos e injúrias para que haja um ambiente de convivência democrático e inclusivo? Quais sensibilidades e percepções são necessárias despertar para lidar com as diferenças de corpo, sexualidade e gênero? Como os espaços escolares, a educação não formal e os coletivos vêm lidando historicamente com questões de gênero e quais problemas atuais têm surgido? Quais trabalhos são possíveis com a comunidade escolar em termos de invenção de estratégias e metodologias que visam lidar com os conflitos e potencializar as experiências singulares para uma convivência ética e plural? Para tanto, sugere-se que sejam desenvolvidas discussões e reflexões que visem acolher e afirmar as diferenças, as pluralidades e as diversidades, valorizando as singularidades das experiências vividas.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade, e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. MISKOLCI, Richard, LEITE JR, Jorge. Diferenças na Educação: Outros Aprendizados. São Carlos: Edufscar 2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo horizonte: Autêntica, 2000. LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( BHS0002-17 ) ) INATIVO 11/09/2006 31/12/2106
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 3 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 3 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

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