Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56) |
Código: |
BHS0002-22 |
Nome: |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
48 h. |
Carga Horária Total: |
96 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( ( BHS0002-17 ) )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
A disciplina pretende criar uma imersão prática e vivencial com o amplo campo epistêmico de gênero aplicado à formação inicial de professores. Dentre as questões que a disciplina pretende fomentar estão: como desnaturalizar preconceitos e injúrias para que haja um ambiente de convivência democrático e inclusivo? Quais sensibilidades e percepções são necessárias despertar para lidar com as diferenças de corpo, sexualidade e gênero? Como os espaços escolares, a educação não formal e os coletivos vêm lidando historicamente com questões de gênero e quais problemas atuais têm surgido? Quais trabalhos são possíveis com a comunidade escolar em termos de invenção de estratégias e metodologias que visam lidar com os conflitos e potencializar as experiências singulares para uma convivência ética e plural? Para tanto, sugere-se que sejam desenvolvidas discussões e reflexões que visem acolher e afirmar as diferenças, as pluralidades e as diversidades, valorizando as singularidades das experiências vividas. |
Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade, e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MISKOLCI, Richard, LEITE JR, Jorge. Diferenças na Educação: Outros Aprendizados. São Carlos: Edufscar 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. |
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