Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56)
Código: ESHR019-21
Nome: CHINA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( ESHR019-13 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: História da China milenar. Confronto com o Ocidente no século 19. Revolução e criação da República Popular da China. China na Guerra Fria. Reformas a partir de 1978. Formação de uma nova fronteira de acumulação do capitalismo global. Reintegração da diáspora chinesa. Abertura para Investimentos Externos Diretos. Trajetória de crescimento e ascensão. Formação de uma área de produção e comércio asiática. Participação da China nos fóruns internacionais. China e os Direitos Humanos. Conflitos em torno do Mar da China. Política Chinesa na África. Política Chinesa na América Latina: oportunidades e ameaças.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro. Objetiva, 2012. MEDEIROS, Carlos. China entre os séculos XX e XXI em: “Estado s moedas no desenvolvimento das nações”. Org: José Luis Fiori. Petropólis, Vozes, 1999. SPENCE, Jonathan D. Em busca do China moderna – quatro séculos de história. São Paulo, Editora Companhia das Letras, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRAUTIGAN, Deborah. The Dragon´s gift: the real story of China in Africa. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011. FRANK, Andre Gunder. ReOrient: global economy in the Asian Age. Berkeley/ Los Angeles: University of California Press, 1998. HUI, WANG (1997). “O pensamento chinês contemporâneo e a questão da modernidade. Contemporary Chinese thought and the question of modernity”. Trad. Eduardo Vichi Antunes & Liu Si (刘凘). Revista Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy. V. 2 n. 4 (2018): Spinoza Contemporâneo. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3496/2709 POMAR, Wladimir. O enigma chinês. São Paulo. Fundação Perseu Abramo, 2015. Disponível em http://biblioteca.clacso.edu.ar/Brasil/fpa/20170906032610/pdf_1125.pdf
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( ESHR019-13 ) ) INATIVO 11/09/2006 31/12/2106
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BRI 2022 - BCH 2022 2023.1 RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 10 Sim
BRI 2022 - BCH 2022 2023.1 RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 10 Sim

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