Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56) |
Código: |
ESHR019-21 |
Nome: |
CHINA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
48 h. |
Carga Horária Total: |
96 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( ESHR019-13 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
História da China milenar. Confronto com o Ocidente no século 19. Revolução e criação da República Popular da China. China na Guerra Fria. Reformas a partir de 1978. Formação de uma nova fronteira de acumulação do capitalismo global. Reintegração da diáspora chinesa. Abertura para Investimentos Externos Diretos. Trajetória de crescimento e ascensão. Formação de uma área de produção e comércio asiática. Participação da China nos fóruns internacionais. China e os Direitos Humanos. Conflitos em torno do Mar da China. Política Chinesa na África. Política Chinesa na América Latina: oportunidades e ameaças. |
Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro. Objetiva, 2012.
MEDEIROS, Carlos. China entre os séculos XX e XXI em: Estado s moedas no desenvolvimento das nações. Org: José Luis Fiori. Petropólis, Vozes, 1999.
SPENCE, Jonathan D. Em busca do China moderna quatro séculos de história. São Paulo, Editora Companhia das Letras, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRAUTIGAN, Deborah. The Dragon´s gift: the real story of China in Africa. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.
FRANK, Andre Gunder. ReOrient: global economy in the Asian Age. Berkeley/ Los Angeles: University of California Press, 1998.
HUI, WANG (1997). O pensamento chinês contemporâneo e a questão da modernidade. Contemporary Chinese thought and the question of modernity. Trad. Eduardo Vichi Antunes & Liu Si (刘凘). Revista Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy. V. 2 n. 4 (2018): Spinoza Contemporâneo. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3496/2709
POMAR, Wladimir. O enigma chinês. São Paulo. Fundação Perseu Abramo, 2015. Disponível em http://biblioteca.clacso.edu.ar/Brasil/fpa/20170906032610/pdf_1125.pdf |
|
|
|