Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (11.01.05.56) |
Código: |
ESHT026-21 |
Nome: |
BIODIVERSIDADE, GEODIVERSIDADE E PAISAGEM |
Carga Horária Teórica: |
36 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
48 h. |
Carga Horária Total: |
84 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Biodiversidade e Geodiversidade: Conceitos, Conservação e Sustentabilidade. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas e serviços ecossistêmicos. Macroecologia e Ecologia Complexa. Fatores limitantes, Biomas e Biogeografia. Geodiversidade, Biodiversidade e Cultura. Usos, valores, ameaças, impactos e resiliência da Biodiversidade e Geodiversidade. Conceito e dinâmica de Paisagem. Planejamento e a gestão da Biodiversidade e da Geodiversidade. |
Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERTALANFFY LV (2012) Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes.
CHRISTOPHERSON, RW (2012) Geossistemas: Uma Introdução à Geografia Física. Bookman Editora, 2012.
ODUM EP, BARRETT GW (2007) Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Thompson Learning.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABSABER, A. Os domínios de Natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Conselho de Avaliação Ecossistêmica do Milênio. Ecossistemas e bem-estar humano: estrutura para uma avaliação. São Paulo: SENAC, 2005. 379 p.
DREW D.; DOS SANTOS. J.A. Processos interativos homem-meio ambiente. Bertrand Brasil, 1994.
RICKLEFS RE. A. economia da natureza. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
SILVA C.R. Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. |
|