Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-116M
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I - MEDINDO CORES: DA TAXONOMIA À ECOLOGIA COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Trabalhar de forma quantitativa continua com a cor pode ser útil para a diferenciação de espécies e caracterização do status nutricional dos organismos. Métodos que descrevam as curvas de reflectância das estruturas de animais e plantas tem se tornado fundamental para a caracterização adequada e diferenciação desses organismos em diferentes escalas. Portanto, no primeiro módulo deste curso os estudantes terão contato com a espectrofotometria e aulas teórico-práticas para obtenção de curvas de reflectância e processamento de dados e variáveis colorimétricas. Adicionalmente, a ecologia cognitiva traz informações relevantes sobre os sistemas sensoriais que impactam decisões de forrageio e preferências dos animais. Portanto, a ecologia cognitiva permite estudar as cores na perspectiva dos animais, cujos sistemas sensoriais diferem dos seres humanos. Desta maneira, é possível identificar padrões visuais perceptíveis apenas a esses organismos. Especificamente, no segundo módulo da disciplina, pretende-se expor as características gerais de sistemas visuais em cor dos animais, e mostrar como estes sistemas podem se relacionar com padrões de coloração das plantas e outros animais tidos como recursos. Além disso, esta disciplina possui caráter interdisciplinar, ao incorporar informações do padrão de cores com a fisiologia e morfologia dos organismos, bem como a ecologia e evolução das suas interações.
Referências: [1] Chittka, L.; Thompson, J.D. 2001. Cognitive Ecology of Pollination: Animal Behaviour and Floral Evolution. Cambridge, Cambridge University Press. [2] Brito VLG, Telles FJ, Lunau K. 2014. Ecologia Cognitiva da Polinização. In: Biologia da Polinização. Eds. Rech, AR, Agostini, K, Oliveira, PE & Machado, IC. Editora Projeto Cultural, Rio de Janeiro-RJ. ISBN: 978-85-68126-01-1.

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