Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39) |
Código: |
EVD-116M |
Nome: |
TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I - MEDINDO CORES: DA TAXONOMIA À ECOLOGIA COGNITIVA |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Trabalhar de forma quantitativa continua com a cor pode ser útil para a diferenciação de espécies e caracterização do status nutricional dos organismos. Métodos que descrevam as curvas de reflectância das estruturas de animais e plantas tem se tornado fundamental para a caracterização adequada e diferenciação desses organismos em diferentes escalas. Portanto, no primeiro módulo deste curso os estudantes terão contato com a espectrofotometria e aulas teórico-práticas para obtenção de curvas de reflectância e processamento de dados e variáveis colorimétricas. Adicionalmente, a ecologia cognitiva traz informações relevantes sobre os sistemas sensoriais que impactam decisões de forrageio e preferências dos animais. Portanto, a ecologia cognitiva permite estudar as cores na perspectiva dos animais, cujos sistemas sensoriais diferem dos seres humanos. Desta maneira, é possível identificar padrões visuais perceptíveis apenas a esses organismos. Especificamente, no segundo módulo da disciplina, pretende-se expor as características gerais de sistemas visuais em cor dos animais, e mostrar como estes sistemas podem se relacionar com padrões de coloração das plantas e outros animais tidos como recursos. Além disso, esta disciplina possui caráter interdisciplinar, ao incorporar informações do padrão de cores com a fisiologia e morfologia dos organismos, bem como a ecologia e evolução das suas interações. |
Referências: |
[1] Chittka, L.; Thompson, J.D. 2001. Cognitive Ecology of Pollination: Animal Behaviour and Floral Evolution. Cambridge, Cambridge University Press. [2] Brito VLG, Telles FJ, Lunau K. 2014. Ecologia Cognitiva da Polinização. In: Biologia da Polinização. Eds. Rech, AR, Agostini, K, Oliveira, PE & Machado, IC. Editora Projeto Cultural, Rio de Janeiro-RJ. ISBN: 978-85-68126-01-1. |
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