Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO (11.01.06.34)
Código: INV-811
Nome: RESEARCH METHODOLOGY AND SCIENTIFIC WRITING
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 24 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Science and scientific knowledge. Research and the scientific method. Elements of the scientific method. Identification of research topics and scientific understanding of a problem. Quantitative and qualitative research. Stages of Scientific Research. Logical construction of scientific work. Techniques for identifying the root cause of problems. Research workshop. Process of research, survey, and characterization of data/information. Experimental planning. Components of a research project. Scientific publication and scientific writing: article and research project. The final presentation of the student's research projects.
Referências: Basic Bibliography: [1] BOLDERSTON, A. Writing an Effective Literature Review. JOURNAL OF MEDICAL IMAGING AND RADIATION SCIENCES. v. 39, pp. 86-92, 2008. [2] BRYMAN, ALAN. Social Research Methods, Oxford University Press, 4th Ed, 2012, 808p. ISBN: 978-0-19-958805-3. [3] CARGILL, M., O’CONNOR, P. Writing Scientific Research Articles: Strategy and Steps, Wiley-Blackwell, 2009, Oxford. ISBN: 978-1-4051-8619-3. [4] CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA R. Metodologia científica. São Paulo: Editora Pearson – Prentice Hall, 2007. [5] DAVIDSON, A., DELBRIDGE, E. How to Write a Research Paper. PEDIATRICS AND CHILD HEALTH. v.22, n.2, pp. 61-65, 2011. [6] DOWDY, S., WEARDON, S., CHILKO, D. Statistics for Research, John Wiley & Sons, 3rd Ed, 2004, New Jersey. ISBN: 0-471-26735-X, 627p. [7] HESSE-BIBER, S.N. Mixed Methods Research. Merging Theory with Practice. The Guilford Press, 2010, 242p, New York, ISBN: 978-1-60623-259-0. [8] KWAN, B.S.C. Reading in Preparation for Writing a PhD Thesis: Case Studies of Experiences. JOURNAL OF ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES. v.8, pp. 180-191, 2009.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3