Ementa/Descrição: |
Módulo IV - Metodologia de pesquisa e monografia Disciplina 1 - Metodologia de pesquisa (24 horas)
Ementa: O estudo de diferentes metodologias para pesquisa em educação para as infâncias é o objeto desta disciplina, constituindo-se em um momento de introdução à pesquisa quantitativa e qualitativa como meios científicos para responder a questionamentos próprios dessa área do saber. A disciplina tem como objetivo dar suporte às pesquisas que serão realizadas ao longo do curso e capacitar a todos para um processo coletivo de produção de conhecimento.
Bibliografia
ANDRÉ, M.(Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed.: São Paulo, Atlas, 1999.
GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: FARIA, Ana; DEMARTINI, Zeila; PRADO, Patricia. (orgs.). Por uma cultura da infâncias: metodologias de pesquisas com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002.
KÖCHE J.C., Fundamentos de Metodologia Científica: teoria e prática da Pesquisa, 17a ed. Petrópolis: Editora Voz, 2000.
LAKATOS, E.M., MARCONI, M. A, Metodologia cientifica: teoria e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, 2a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MEYER, D. E; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
PÁDUA de, E. M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6a ed, São Paulo: Papirus Editora, 2000.
PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M.A. Pesquisa em educação. São Paulo: Cortez. 1990.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (24 horas)
O grupo de professores e professoras do curso orientará os projetos de conclusão de curso com base nos trabalhos desenvolvidos nos projetos integradores e pesquisa teórica.
|