Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU (11.01.06.63)
Curso: FORMAÇÃO DAS INFÂNCIAS EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS/PGE-FIT (PC013-2022)
Código: PPG0138
Nome: METODOLOGIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Módulo IV - Metodologia de pesquisa e monografia Disciplina 1 - Metodologia de pesquisa (24 horas) Ementa: O estudo de diferentes metodologias para pesquisa em educação para as infâncias é o objeto desta disciplina, constituindo-se em um momento de introdução à pesquisa quantitativa e qualitativa como meios científicos para responder a questionamentos próprios dessa área do saber. A disciplina tem como objetivo dar suporte às pesquisas que serão realizadas ao longo do curso e capacitar a todos para um processo coletivo de produção de conhecimento. Bibliografia ANDRÉ, M.(Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed.: São Paulo, Atlas, 1999. GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: FARIA, Ana; DEMARTINI, Zeila; PRADO, Patricia. (orgs.). Por uma cultura da infâncias: metodologias de pesquisas com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002. KÖCHE J.C., Fundamentos de Metodologia Científica: teoria e prática da Pesquisa, 17a ed. Petrópolis: Editora Voz, 2000. LAKATOS, E.M., MARCONI, M. A, Metodologia cientifica: teoria e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, 2a ed. São Paulo: Atlas, 1991. MEYER, D. E; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. PÁDUA de, E. M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6a ed, São Paulo: Papirus Editora, 2000. PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M.A. Pesquisa em educação. São Paulo: Cortez. 1990. Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (24 horas) O grupo de professores e professoras do curso orientará os projetos de conclusão de curso com base nos trabalhos desenvolvidos nos projetos integradores e pesquisa teórica.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3