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Módulo III - Saberes e práticas (96 horas)
Disciplina 1 - Bairro Educador, princípios, memória e práticas educativas 36 horas Ementa:
Nesta disciplina serão discutidos os princípios do bairro educador, sua história e principais práticas educativas. A proposta é além de apresentar a gênese da construção do projeto, refletir sobre seus princípios e conhecer os materiais de sistematização das práticas educativas de articulação do território, de ocupação do território, de educar e aprender coletivamente.
Bibliografia
GOMES, Marineide de Oliveira. Título da dissertação: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS INFÂNCIAS: O Bairro Educador e as lutas e conquistas da União de Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e Adjacências (UNAS). Marineide de Oliveira Gomes. São Paulo: FLACSO/FPA, 2020
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
HORA, Carolina Laureto. O caso da escola municipal Campos Salles (Heliópolis- SP) e a construção da autonomia.. 2019. 194 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em:
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12007
MESQUITA, Delma Lúcia. O exercício da cidadania desde a infâncias como inédito viável: e sabores da experiência da Emef Pres. Campos Sales. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2018.
OTHAKE, Ruy. Heliópolis: arquitetura a serviço das pessoas. In OTHAKE, Ruy. Arquitetura para pessoas. São Paulo: APC - Associação para o Patrimônio Contemporâneo, 2016, p. 230-231.
SANTIS, M. De favela a bairro educador: protagonismo comunitário em Heliópolis. 2014. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
DE SANTIS, Marília; PERSOLI, Arlete. Memórias de Heliópolis: raízes e contemporaneidade, São Paulo: Kazuá, 2013.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. SANTOS, Milton. O tempo nas cidades. Revista Ciência e Cultura Temas e Tendências Contemporâneas (SBPC), São Paulo, v. 54, n.2, 2002 (mimeo, s/p.).
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed, Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, Milton. Território e Sociedade, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia, São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira, São Paulo: Hucitec, 1996
SINGER, Helena. Escolas Transformadoras. Vídeo: Protagonismo na Educação: por uma sociedade de sujeitos transformadores, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nmHXgetYXO8; Acesso em: 15/03/2019.
SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In LOVATO, Antonio; YIULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel. (Orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashola/Alana, 2017
SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. São Paulo: Sextante, 2017.
UNIÃO DE NÚCLEOS E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE HELIÓPOLIS E
ADJACêNCIAS. Quem somos, 2020a. Disponível em: https://www.unas.org.br/sobrenos; Acesso em 10/04/2020. UNIÃO DE NÚCLEOS E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE HELIÓPOLIS E ADJACêNCIAS. Heliópolis contra
o coronavírus. Levantamento comunitário dos casos de Covid19, junho 2020b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1j1yVbri7M- edFOL3j2K0ivlW57JvvEz8/view. Acesso em: 10 de julho de 2020.
UNIÃO DE NÚCLEOS DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE HELIÓPOLIS E
ADJACÊNCIAS. Relatório de Atividades, 2018. Disponível em: https://www.unas.org.br/blog/tag/Relat%C3%B3rio. Acesso em 10 de julho de 2020.
VICENTE, Victor Manuel Barbosa. Políticas Públicas: uma contribuição sucinta à edificação de um modelo para sua análise. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 1, n. 4, n. 1, p. 29-48, jan-jun, 2014.
ZANDONADE, Vanessa. Rádio Comunitária de Heliópolis: da criação à regularização entre ruídos e sintonias (1997-2008). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013
Disciplina 2 - Organização das políticas públicas para a educação da criança e do adolescente no Brasil e a rede de proteção do Bairro Educador - 36 horas
Ementa:
A disciplina se propõe a estudar a organização das políticas públicas para a educação das infâncias e em especial a rede de Heliópolis e região e em especial a instituição escolar na formação das infâncias em territórios periféricos.
Bibliografia
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidades de Muros. Crime, segregação e cidadania em São Paulo, São Paulo: Editora 34, 2000.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público, Londrina: Ed. Planta, 2004.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade, São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2013, p. 151-160.
KRAMER, Sônia. Infâncias e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: (Org.). Infâncias e educação infantil. 2. ed. Campinas: Papirus, 2002.p. 269-289.
ROSEMBERG, Fúlvia. Creches e pré-escolas no Brasil, São Paulo: Cortez e Fundação Carlos Chagas, 1992.
ROSEMBERG, Fúlvia. Do embate para o debate; educação e assistência no campo da educação infantil. In: MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 63-78.
RODRIGUES, J.C. A infâncias e o poder. In: Ensaios em antropologia do poder. RODRIGUES, J.C. Rio de Janeiro: Terra Nova, 1992.
SARMENTO, M.J. A infâncias e o trabalho: a (re)construção social dos ofícios de crianças. In: VIEIRA, M.M. e RESENDE, J.M. (Orgs.) As cores da infâncias-realidades fragmentadas.Portugal: Instituto de estudos e de divulgação sociológica. 2000.
. As culturas da infâncias nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, MJ.; CERISARA A.B. (orgs.) Crianças e miúdos: Perspectivas sociais pedagógicas da infâncias e da educação. Porto: ASA, 2004.
. Visibilidade social e estudo da infâncias. In: VASCONCELLOS, V.M.; SARMENTO, M.J.(ORGS). Infâncias (in)visível. São Paulo, JUNQUEIRA MARIN, 2007.
Disciplina 3 - Projeto integrador: Fortalecendo o bairro educador 24 horas
Ementa:
Estudar as diversas ações desenvolvidas no Bairro educador desde a criação do projeto e elaborar/realizar ações de intervenção na comunidade em parcerias com as lideranças comunitárias.
Bibliografia
Materiais produzidos em ações pedagógicas de Heliópolis acervo biblioteca comunitária.
Cadernos de formação de Heliópolis (no prelo - Projeto UFABC-UNAS) Acervo Unas
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