Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU (11.01.06.63)
Curso: FORMAÇÃO DAS INFÂNCIAS EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS/PGE-FIT (PC013-2022)
Código: PPG0137
Nome: SABERES E PRÁTICAS
Carga Horária Teórica: 96 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Módulo III - Saberes e práticas (96 horas) Disciplina 1 - Bairro Educador, princípios, memória e práticas educativas – 36 horas Ementa: Nesta disciplina serão discutidos os princípios do bairro educador, sua história e principais práticas educativas. A proposta é além de apresentar a gênese da construção do projeto, refletir sobre seus princípios e conhecer os materiais de sistematização das práticas educativas de articulação do território, de ocupação do território, de educar e aprender coletivamente. Bibliografia GOMES, Marineide de Oliveira. Título da dissertação: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS INFÂNCIAS: O Bairro Educador e as lutas e conquistas da União de Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e Adjacências (UNAS). Marineide de Oliveira Gomes. São Paulo: FLACSO/FPA, 2020 HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. HORA, Carolina Laureto. O caso da escola municipal Campos Salles (Heliópolis- SP) e a construção da autonomia.. 2019. 194 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12007 MESQUITA, Delma Lúcia. O exercício da cidadania desde a infâncias como inédito viável: e sabores da experiência da Emef Pres. Campos Sales. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2018. OTHAKE, Ruy. Heliópolis: arquitetura a serviço das pessoas. In OTHAKE, Ruy. Arquitetura para pessoas. São Paulo: APC - Associação para o Patrimônio Contemporâneo, 2016, p. 230-231. SANTIS, M. De favela a bairro educador: protagonismo comunitário em Heliópolis. 2014. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014. DE SANTIS, Marília; PERSOLI, Arlete. Memórias de Heliópolis: raízes e contemporaneidade, São Paulo: Kazuá, 2013. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. SANTOS, Milton. O tempo nas cidades. Revista Ciência e Cultura – Temas e Tendências Contemporâneas (SBPC), São Paulo, v. 54, n.2, 2002 (mimeo, s/p.). SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª ed, Rio de Janeiro: Record, 2001. SANTOS, Milton. Território e Sociedade, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia, São Paulo: Hucitec, 1988. SANTOS, Milton. A urbanização brasileira, São Paulo: Hucitec, 1996 SINGER, Helena. Escolas Transformadoras. Vídeo: Protagonismo na Educação: por uma sociedade de sujeitos transformadores, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nmHXgetYXO8; Acesso em: 15/03/2019. SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In LOVATO, Antonio; YIULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel. (Orgs.). 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(orgs.) Crianças e miúdos: Perspectivas sociais pedagógicas da infâncias e da educação. Porto: ASA, 2004. . Visibilidade social e estudo da infâncias. In: VASCONCELLOS, V.M.; SARMENTO, M.J.(ORGS). Infâncias (in)visível. São Paulo, JUNQUEIRA MARIN, 2007. Disciplina 3 - Projeto integrador: Fortalecendo o bairro educador – 24 horas Ementa: Estudar as diversas ações desenvolvidas no Bairro educador desde a criação do projeto e elaborar/realizar ações de intervenção na comunidade em parcerias com as lideranças comunitárias. Bibliografia Materiais produzidos em ações pedagógicas de Heliópolis – acervo biblioteca comunitária. Cadernos de formação de Heliópolis (no prelo - Projeto UFABC-UNAS) Acervo Unas

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