Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU (11.01.06.63)
Curso: FORMAÇÃO DAS INFÂNCIAS EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS/PGE-FIT (PC013-2022)
Código: PPG0136
Nome: EDUCAÇÃO NA MARGEM
Carga Horária Teórica: 132 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 132 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Módulo II – Educação na margem (132 horas) Disciplina 1 - Práticas de educação inclusiva nas periferias – 36 horas Ementa: Nesta disciplina pretende-se discutir a educação em perspectiva inclusiva a partir da realidade das periferias. Serão estudadas as principais políticas públicas em educação especial e inclusiva, as características da educação especial (linguísticas e psicossosociais) e as estratégias de ensino colaborativo. Serão avaliados os processos de inclusão escolar, o papel da família, bem como as estratégias inclusivas científicas que favoreçam a relação família-escola. Bibliografia BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em:12/12/2021. AQUINO, Júlio Groppa. “‘Aluno-problema’ versus alunos diferentes: avesso e direito da escola democrática”. In: Pro-posições, v. 12, n. 2-3, jul./nov. 2001, p. 91-108. ALMEIDA, L. C. A.; WILLIAMS, L. (Orgs.). Avanços recentes em Educação Especial. São Carlos: EDUFSCar, 2004. MENDES, E. Inclusão marco zero: começando pelas creches. São Paulo: Junqueira e Marin, 2016. ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G. A escola e o público-alvo da educação especial: apontamentos atuais. Marília, SP: ABPEE/Marquezine & Manzini editora, 2014. ANGELUCCI, C. B. Medicalização das diferenças funcionais: continuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, 25, n. 1, jan-abr 2014. 116-134. Disponivel em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2745. Acesso em: 18 agosto 2020. ANGELUCCI, C. B. A patologização das diferenças humanas e seus desdobramentos para a educação especial. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Rio de Janeiro. 2015. ARCE, Alessandra. (Re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Org.). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Campinas: Editora Alínea, 2010. p. 13-36. COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação. Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2 ed, v. 3, Porto Alegre: Artmed, 2004. COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Vol. 1. Porto Alegre: ARTMED, 1995. DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE. Psicologia das habilidades sociais na infâncias: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIMA, André. Capacitismo e eugenia na educação brasileira: uma reflexão a partir de aproximações epistemológicas STAINBACK S, STAINBACK W. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999 VYGOSTKY, L.S. (2012) Obras Escogidas V - Fundamentos de defectología. Editorial Pedagógica Moscú, 1983, De la traducción: Julio Guillermo Blank, 1997, De la presente edición: Machado Grupo de Distribución, S.L. Disciplina 2 - Estudos de gênero e as figuras da maternidade – 36 horas Ementa: Oferecer aos discentes uma introdução ao campo dos estudos de gênero em suas diferentes vertentes teóricas e apresentar os principais debates contemporâneos em gênero. Apresentar noções teóricas elementares sobre a categoria gênero e suas nuances; Feminismo negro e Interseccionalidade; Violência de Gênero; Sexualidade; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Divisão Sexual do Trabalho; Gênero, Ciência e Tecnologia; Debates contemporâneos em gênero, em especial as figuras da maternidade e as interfaces com a construção das infâncias e a noção de família. Bibliografia BRIOLOTTI, Ana e BENITEZ, Sebastián. Medicina, higiene mental y saber psi en la construcción de la maternidad y la infancia en la Argentina: un análisis a través de la revista Madre y Niño (1934-1935) Universitas Psychologica, 13 (5). BIROLI. Flavia. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018 BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais de gênero na perspectiva das crianças pequenas na creche. Outros Temas. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 148, p. 176-197, jan/abr. 2013. COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro, São Paulo: Boitempo, 2019 FINCO, Daniela. Educação Infantil, Gênero e Brincadeiras: Das naturalidades às transgressões. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. GT: Educação da Criança de 0 a 6 anos/n.07, 2004. FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: Análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. Tese Faculdade de Educação/Unicamp, São Paulo, 2010. IVEROS VIGOYA, Mara. As cores da masculinidade: experiências interseccionais e práticas de poder na Nossa América. Trad. Alysson de Andrade Perez. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2018. HARAWAY, D. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, n. 22, p. 201-246, 2004. hooks, bell. O feminismo é para todo mundo, São Paulo: editora elefante, 2020. HOLLANDA, Heloisa Buarque (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019. LOURO, G. L. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 151-172. FREIRE, L. Maria Martha. Maternidade: aliança entre mulheres e médicos; Higienizando corpos, mentes e lares In: Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2009 PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1, 2014. ROSEMBERG, F. Teorias de gênero e subordinação de idade: um ensaio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 17–23, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644211. Acesso em: 2 dez. 2021 Disciplina 3 - Relações étnico-raciais, dinâmicas territoriais nas periferias das grandes cidades brasileiras e educação – 36 horas Ementa: O curso apresentará referencial teórico que permite tematizar e problematizar os conceitos de raça, etnia, racismo e etnocentrismo no vínculo com a educação e as desigualdades étnico-raciais. Além de aporte teórico serão apresentadas diversas experiências formativas que permitem levar a cultura africana e afro-brasileira no diálogo com todas as grandes áreas de conhecimento da educação básica na Filosofia e Ciências humanas. Bibliografia DEBUS, Eliane S. D. A literatura infantil e a temática africana e afro-brasileira. In Nação escola, nº. 2. Editora Atilénde, 2010 CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000. CUNHA, Perses Maria Canellas. Da senzala à sala de aula: como o negro chegou à escola. In: OLIVEIRA, Iolanda (Org.). Relações raciais e educação: alguns determinantes. Cadernos Penesb n. 1, p. 69-96, 1999. FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas relações. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 97-110. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. Vol. 29 n.01, São Paulo, jan/jun. 2003. MULLER, Tania Pedroso, COELHO, Wilma Baía, FERREIRA, Paulo Barbosa (Orgs.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. Coleção Formação de professores e relações étnico raciais. Disciplina 4 - Projeto integrador: Escola e comunidade, gestão democrática e projeto político pedagógico – 24 horas Ementa: Um bairro educador é um território que articula os equipamentos públicos e outras instituições sociais, lideranças e comunidade em prol da realização da vida comunitária de qualidade. Nesse projeto será construído um mapa do território de Heliópolis e consequente compreensão deste todo articulado. Serão discutidos e elaborados projetos como o calendário temático e outras atividades realizadas que possibilitam a articulação do território. Bibliografia BRASIL, Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm. Acesso em: 08/10/2021. ARELARO, L. R. G.; KRUPPA, S. M. P.. 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