Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-116L
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I: REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Comunicando Ciência aos cientistas: as características do (bom) texto científico, autoria, linguagem e público-alvo. Aspectos éticos envolvidos na escrita científica, plágio e paráfrase. Escolha do periódico; Comunicação com editores e revisores; O processo de submissão; Indicadores da produção científica: Qualis, Índice H; A estruturação do texto científico. Construindo as diversas seções: introdução, métodos, resultados e discussão; citações e lista de referências; Como elaborar figuras, tabelas e gráficos. Como escrever um resumo eficiente e sua apresentação visual em eventos acadêmicos.
Referências: Bibliografia básica: American Association for Clinical Chemistry. Clinical Chemistry Guide to Scientific Writing. Disponível em: <https://www.aacc.org/science-and-research/clinical-chemistry/clinical-chemistry%C2%A0guide-to-scientific-writing>. Acesso em 22/07/2022. | Bibliografia complementar: Bourne, P. E. 2005. Ten simple rules for getting published. PLoS Computational Biology, 1: e57. | Magnusson, W. E. 1996. How to write backwards. Bulletin of the Ecological Society of America, 77: 88-88. | Marlow, M. A. 2014. Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics, 69:153-157. | Montagnes, D. J. S.; Montagnes, E. I.; Yang, Z. 2022. Finding your scientific story by writing backwards. Marine Life Science & Technology, 4: 1-9.

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