Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39) |
Código: |
EVD-116L |
Nome: |
TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I: REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Comunicando Ciência aos cientistas: as características do (bom) texto científico, autoria, linguagem e público-alvo. Aspectos éticos envolvidos na escrita científica, plágio e paráfrase. Escolha do periódico; Comunicação com editores e revisores; O processo de submissão; Indicadores da produção científica: Qualis, Índice H; A estruturação do texto científico. Construindo as diversas seções: introdução, métodos, resultados e discussão; citações e lista de referências; Como elaborar figuras, tabelas e gráficos. Como escrever um resumo eficiente e sua apresentação visual em eventos acadêmicos. |
Referências: |
Bibliografia básica:
American Association for Clinical Chemistry. Clinical Chemistry Guide to Scientific Writing. Disponível em:
<https://www.aacc.org/science-and-research/clinical-chemistry/clinical-chemistry%C2%A0guide-to-scientific-writing>. Acesso em 22/07/2022. |
Bibliografia complementar:
Bourne, P. E. 2005. Ten simple rules for getting published. PLoS Computational Biology, 1: e57. |
Magnusson, W. E. 1996. How to write backwards. Bulletin of the Ecological Society of America, 77: 88-88. |
Marlow, M. A. 2014. Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics, 69:153-157. |
Montagnes, D. J. S.; Montagnes, E. I.; Yang, Z. 2022. Finding your scientific story by writing backwards. Marine Life Science & Technology, 4: 1-9. |
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