Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-116K
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA CIDADÃ
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O objetivo do curso "Introdução à Ciência Cidadã" é promover a reflexão e a discussão sobre temas importantes relacionados à prática e à pesquisa em Ciência Cidadã, como: 1) definição de Ciência Cidadã; 2) tipos de Ciência Cidadã; 3) planejamento de ações de Ciência Cidadã; 4) qualidade de dados em Ciência Cidadã; 5) aspectos éticos em Ciência Cidadã; 6) avaliação de projetos de Ciência Cidadã; 7) aprendizagem (educação científica) e Ciência Cidadã. O curso será constituído de 12 encontros de 4 horas cada, com periodicidade semanal. Ao final, pretende-se que os participantes sejam capazes de: 1) identificar e classificar iniciativas de Ciência Cidadã; 2) executar o planejamento de uma iniciativa de Ciência Cidadã; 3) propor estratégias de avaliação de atividades de Ciência Cidadã.
Referências: Bonney, R.; Cooper, C.B.; Dickinson, J.; Kelling, S.; Phillips, T.; Rosenberg, K.V.; Shirk, J. (2009). Citizen Science: A Developing Tool for Expanding Science Knowledge and Scientific Literacy. | BioScience, Volume 59, Issue 11, December 2009, Pages 977–984, https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9. | Chandler, M.; See, L.; Copas, K.; Bonde, A.M.Z.; López, B.C.; Danielsen, F.; Legind, J.K.; Masinde, S.; Miller-Rushing, A.J.; Newman, G.; Rosemartin, A.;Turak, E. (2017). Contribution of citizen science towards international biodiversity monitoring. Biological Conservation 213, Part B: 280-294. https://doi.org/10.1016/j.biocon.2016.09.004. | Eitzel, M.V., Cappadonna, J.L., Santos-Lang, C., Duerr, R.E., Virapongse, A., West, S.E., Kyba, C.C.M., Bowser, A., Cooper, C.B., Sforzi, A., Metcalfe, A.N., Harris, E.S., Thiel, M., Haklay, M., Ponciano, L., Roche, J., Ceccaroni, L., Shilling, F.M., Dörler, D., Heigl, F., Kiessling, T., Davis, B.Y. and Jiang, Q., 2017. Citizen Science Terminology Matters: Exploring Key Terms. Citizen Science: Theory and Practice, 2(1), p.1. DOI: http://doi.org/10.5334/cstp.96 | Fraisl, D., Campbell, J., See, L. et al. (2020). Mapping citizen science contributions to the UN sustainable development goals. Sustain Sci 15: 1735–1751. https://doi.org/10.1007/s11625-020-00833-7 | Freitag A, Pfeffer MJ (2013) Process, Not Product: Investigating Recommendations for Improving Citizen Science “Success”. PLoS ONE 8(5): e64079. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0064079 | Haklay, M. et al. 2021 Contours of citizen science: a vignette study. R. Soc. Open Sci. 8: 202108. https://doi.org/10.1098/rsos.202108 | Kosmala, M.; Wiggins, A.; Swanson, A.; Simmons, B. (2016). Assessing data quality in citizen science. Front Ecol Environ;14(10): 551–560, doi:10.1002/fee.1436 | Lotfian, M.; Ingensand, J.; Brovelli, M.A. A Framework for Classifying Participant Motivation that Considers the Typology of Citizen Science Projects. ISPRS Int. J. Geo-Inf. 2020, 9, 704. https://www.mdpi.com/2220-9964/9/12/704/htm | Mazumdar, S.; Ceccaroni, L.; Piera, J.; Hölker, F.; Berre, A.J.; Arlinghaus, R.; Bowser, A. (2018). Citizen science technologies and new opportunities for participation. In S. Hecker, M. Haklay, A. Bowser, Z. Makuch, J. Vogel, & A. Bonn. Citizen Science: Innovation in Open Science, Society and Policy. London, UCL Press. 303-320. https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10058422/1/Citizen-Science.pdf | Phillips, T., Porticella, N., Constas, M. and Bonney, R., 2018. A Framework for Articulating and Measuring Individual Learning Outcomes from Participation in Citizen Science. Citizen Science: Theory and Practice, 3(2), p.3. DOI: http://doi.org/10.5334/cstp.126 | Robinson L.D., Cawthray, J.L., West, S.E., Bonn, A., & Ansine, J. (2018). Ten principles of citizen science. In S. Hecker, M. Haklay, A. Bowser, Z. Makuch, J. Vogel, & A. Bonn. Citizen Science: Innovation in Open Science, Society and Policy. London, UCL Press. 1–23. https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10058422/1/Citizen-Science.pdf | Seltzer C (2019) Making Biodiversity Data Social, Shareable, and Scalable: Reflections on iNaturalist & citizen science. Biodiversity Information Science and Standards 3: e46670. https://doi.org/10.3897/biss.3.46670 | Wiggins, A.; Crowston, K. (2011). From Conservation to Crowdsourcing: A Typology of Citizen Science. In: 44th Hawaii International Conference on System Sciences, Kauai, HI, 2011, pp. 1-10, doi: 10.1109/HICSS.2011.207.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3