Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 16 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24)
Código: NCG-412A
Nome: TÓPICOS EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO V - NEUROMODULAÇÃO NÃO INVASIVA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: .Objetivos: A disciplina pretende apresentar as bases teóricas e práticas para compreender o uso das técnicas de estimulação elétrica e magnética do sistema nervoso para fins avaliativos e de neuromodulação. Ementa: Sistemas de localização cortical; Estimulação magnética transcraniana de pulso único e pareado associadas a eletromiografia, eletroencefalgrafia e espectroscopia do comprimento de onda próximo ao infravermelho; Estimulação magnética repetitiva e eletroestimulação do sistema nervoso para neuromodulação; Paradigmas experimentais; Técnicas de análise de sinais.
Referências: Bibliografia primária: Baptista, Abrahão Fontes; Tanaka, Clarice; Monte-Silva, Katia; Sá., Katia Nunes. Neuromodulação não invasiva: uma abordagem funcional. 1. ed. São Paulo: Editora dos Editores. BRUNONI, André Russowsky. Princípios e prática do uso da neuromodulação não invasiva em psiquiatria. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Bibliografia secundária: KNOTKOVA, Helena; RASCHE, Dirk. Textbook of neuromodulation: principles, methods and clinical applications. New York: Springer-Verlag New York, 2015. ROTENBERG, Alexander; HORVATH, Jared C.; PASCUAL-LEONE, Alvaro. Transcranial magnetic stimulation (neuromethods). New York: Humana Press, 2014.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3