Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (11.01.06.41)
Código: FIS-602G
Nome: TÓPICOS DE FÍSICA II - FÍSICA DE ASTROPARTÍCULAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A física de astropartículas é uma das fronteiras atuais da física fundamental e tem sido um campo muito prolífico de pesquisas nas últimas décadas. Recentemente, a área tornou-se multimensageira, no sentido de que aproveita-se dos sinais de diferentes componentes - sejam raios cósmicos, raios gama, neutrinos ou, até mesmo, ondas gravitacionais - para a obtenção de dados experimentais. Grandes colaborações internacionais têm se formado para a construção e operação dos observatórios de astropartículas de altas energias. Contudo, apesar dos muitos esforços na área, vários problemas permanecem ainda em aberto, tais como: a identificação das fontes de raios cósmicos, de raios gama ou de neutrinos, a determinação da composição das partículas nas mais altas energias ou os seus mecanismos de aceleração, de propagação e de interação com a matéria. Em particular, o céu de altas energias revela ainda a natureza de fenômenos astrofísicos fundamentais, abrindo janelas para nova física, além do modelo padrão e, possivelmente, incluindo a natureza da matéria escura. Nesta disciplina, será oferecido um ciclo de seminários, pelo professor e pelos alunos, acerca dos principais problemas científicos da área.
Referências: 1. Particles and Astrophysics (A Multi-Messenger Approach), Maurizio Spurio, Springer-Verlag (2015). | 2. Astroparticle Physics, Claus Grupen, Springer-Verlag (2005). | 3. Artigos publicados em revistas científicas, tais como: Astroparticle Physics, Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, etc.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3