Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (11.01.06.46)
Código: PPU-408B
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS LINHA I - ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 72 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O curso estudará as políticas educacionais no Brasil contemporâneo à luz de suas principais questões, com ênfase nas políticas de educação básica. Para isso, estudaremos textos de referência na literatura brasileira e internacional, bem como documentos de políticas públicas. O objetivo é propiciar uma compreensão ampla sobre as origens, o contexto e o significado dos principais problemas e proposições que mobilizam o debate público atual, bem como das propostas de reforma educacional em curso no País. Serão abordados os seguintes temas: A democratização do acesso à escola no Brasil e as políticas educacionais; Desigualdades e estratificação no acesso à escola; Escola e educação: perspectivas políticas; Tendências de reformas educacionais na América Latina e no Brasil; Avaliação e políticas curriculares; Escola pública, ideologia e laicidade; Financiamento da educação; Federalismo e educação; Privatização da Educação; Qualidade educacional e regulação do trabalho docente; Juridificação e judicialização das relações escolares.
Referências:

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