Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (11.01.06.27)
Código: CCM-211
Nome: SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Introdução a Informática na Educação. Introdução a Paradigmas de Aprendizagem. Personalização da Aprendizagem. Inteligência Artificial na Educação. Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Sistemas Adaptativos. Representação do Conhecimento. Pesquisa em Sistemas Inteligentes Aplicados à Educação.
Referências: 1. STANKOV, Slavomir; GLAVINIC, Vlado; ROSIC, Marko. Intelligent tutoring systems in e-learning environments: design, implementation and evaluation. Hershey, USA: Information Science Reference, 2010, 423 p., il. ISBN 9781616920081. 2. VICARI, Rosa Maria. Inteligência Artificial aplicada à Educação. In: PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F.; SANTOS, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v.7) Disponível em: <https://ieducacao.ceie-br.org/inteligenciaartificial> 3. REZENDE, Solange Oliveira (org.). Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. Barueri, SP: Manole, 2003. xxxii, 525 p., il. ISBN 9788520416839. 4. SOTTILARE, R. A.; GRAESSER, A.; HU, X.; HOLDEN, H. (Eds.). Design recommendations for intelligent tutoring systems: Volume 1 - learner modeling. US Army Research Laboratory. 2013. 5. Sottilare, R. A., Graesser, A., Hu, X., & Goldberg, B. (Eds.). (2014). Design Recommendations for Intelligent Tutoring Systems: Volume 2-Instructional Management (Vol. 2). US Army Research Laboratory. 6. SOTTILARE, R.; GRAESSER, A.; HU, X.; BRAWNER, K. (Eds.). Design recommendations for intelligent tutoring systems: Authoring tools and expert modeling techniques. Robert Sottilare. 2015. 7. SOTTILARE, R. A.; GRAESSER, A. C.; HU, X.; OLNEY, A.; NYE, B.; SINATRA, A. M. (Eds.). Design Recommendations for Intelligent Tutoring Systems: Volume 4 - Domain Modeling. US Army Research Laboratory. 2016. 8. KULIK, J. A.; FLETCHER, J. D. Effectiveness of intelligent tutoring systems: a meta-analytic review. Review of educational research, 86(1), 42- 78. 2016.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3