Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30)
Código: CHS-209C
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS - LINHA 2 - O “OUTRO” COMO SUJEITO DE PESQUISA E AÇÃO: ABORDAGENS METODOLÓGICAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Dialogar com a sociedade é a medida da relevância do conhecimento cientifico. Especificamente no âmbito das ciências sociais, o trabalho de campo coloca questões complexas para os pesquisadores. Como colocar a produção do conhecimento acadêmico em diálogo com outros saberes, produzidos nas práticas cotidianas? Como superar o isolamento do saber-poder legitimado como saber especialista? Como superar desconfianças e distâncias entre pesquisadores e interlocutores em campo que, por vezes, se colocam como entraves intransponíveis? Como tornar o trabalho de campo ocasião para a construção de pontes? Como valorizar identidades híbridas de pesquisadores/atores, sem prejudicar o exercício da crítica? O curso pretende resgatar mapas cognitivos e operativos, ferramentas voltadas a estabelecer uma relação forte entre teoria e prática, a produzir conhecimentos com ou por (e não sobre) atores sociais, tensionando a função autor. Tradições de pesquisa diversas que, em América Latina, Itália, França, tiveram, em anos passados, uma relevância considerável, deixando uma herança a ser atualizada, em diálogo com abordagens epistemológicas e metodológicas contemporâneas (a pesquisa-ação de Fals Borda, a conricerca do operaismo italiano, a intervenção sociológica do CADIS, a autoetnografia, o feminismo).
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