Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO (11.01.06.45)
Código: PGT-029B
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTADO, POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE PGT: ESTADO E DEMOCRACIA
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 72 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Concepções contemporâneas sobre democracia; Fundamentos teóricos e desafios empíricos; Ação coletiva e o dilema dos bens públicos; A nova cidadania e os movimentos sociais; Arranjos de governança e participação pública; Redes de políticas públicas; Colaboração de novos atores na elaboração e implementação de políticas públicas.
Referências: BEVIR, M. The SAGE Handbook of Governance, London: Sage, 2011. DIAMOND, L; PLATTNER, M.F. (Eds.) Democracy: A Reader. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2009, p.1-400. DIANI, Mario (Editor), McADAM, Doug (Editors) Social Movements and Networks: Relational Approaches to Collective Action (Comparative Politics). Oxford: Oxford University Press, 2003. DOWNS, A. An Economic Theory of Democracy. New York: Harper and Row, 1957. DRYZEK, John; DUNLEAVY, Patrick. Theories of the Democratic State. Houndsmill: Palgrave, 2009. GOODWIN, Jeff, JASPER, James M. Jasper (Editors).The Social Movements Reader: Cases and Concepts (Blackwell Readers in Sociology), Malden, USA: Blackwell, 2009. HAY, Colin; LISTER, Michael; MARSH, David (eds.). The State: Theories and Issues (Political Analysis, Houndsmill: Palgrave, 2006. MUNCK, G.L. Measuring Democracy: A bridge between scholarship & politics. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2009, pp.1-178; LEVI-FAUR, David (ed.). The Oxford Handbook of Governance. Oxford: Oxford University Press, 2012. OLSON, M. A Lógica da Ação Coletiva: Os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. USP. São Paulo. 1999. OSBORNE, S. P., Ed. (2010). Emerging perspectives on the theory and practice of public governance. London, New York, Routledge. PRZEWOSKI, Adam, Democracy and the limits of self-government, Cambridge University Press, 2010. SKOCPOL, T. Social Revolutions in the modern world. NY: Cambridge University Press, 1997, pp.1-354. SCHERER-WARREN, Ilse. Redes emancipatórias - nas lutas contra a exclusão e por direitos humanos. Curitiba: APPRIS, 2012. SMITH, B. C. (2007). Good governance and development. Houndsmills / New York, Palgrave MacMillan. SØRENSEN, E. and J. TORFING, Eds. (2008). Theories of democratic network governance. Houndmills, New York, Palgrave MacMillan. TORFING, Jacob; PETERS, B. Guy; PIERRE, Jon; and SØRENSEN, Eva (eds.). Interactive governance: advancing the paradigm. Oxford: Oxford University Press, 2012.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3