Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU (11.01.06.63)
Curso: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA/PGE-EEI (PC005-2020) - EAD
Código: PPG0089
Nome: TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE, COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA ALTERNATIVA E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 30 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Acessibilidade: conceitos, diretrizes legais, barreiras Tecnologia assistiva: definição, objetivos, características, informática na Educação Especial e a mediação pedagógica, recursos em hardware (mouses, teclados, impressoras especiais, acionadores e dispositivos especiais, monitor tátil, teclados de conceitos, vocalizadores), recursos em softwares (simuladores de mouses e teclados; teclados virtuais; leitores e ampliadores de tela; áudio livros; livros digitais). Comunicação alternativa e aumentativa: indicações, tipos (comunicação gestual/corporal; oral/fala, gráfica, tecnológica, formas de recursos, sistemas simbólicos automatizados) Desenho universal: definição e princípios

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3