Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU (11.01.06.63)
Curso: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS/PGE-EDH (PC003-2020) - EAD
Código: PPG0022
Nome: MÓDULO VII - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Carga Horária Teórica: 8 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 22 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: - Cidadania e democracia: A formação da ideia de democracia e suas afinidades com princípios fundamentais da cidadania moderna. A conquista de direitos e a tipologia clássica de Thomas Marshall sobre direitos civis, políticos e sociais. A formação do conceito de cidadania no Brasil e as dificuldades históricas existentes. O legado da escravidão, a precocidade do direito social e os limites do Estado Democrático de Direito no Brasil. - A pessoa idosa como agente ativo de direitos: O idoso como ente portador de direitos: a proteção integral ao idoso e sua inclusão social. O fundamento da solidariedade intergeracional. Formulação e implementação do Estatuto do Idoso: avanços e contradições. - Ensino não formal e Educação em Direitos Humanos – o ensino não formal como horizontal e democrático e por isso alinhado às práticas de Educação em Direitos Humanos.

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