Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA (11.01.06.32)
Código: EBM-130
Nome: METODOLOGIA EM PESQUISA CIENTÍFICA (SCIENTIFIC RESEARCH METHODOLOGY)
Carga Horária Teórica: 12 h.
Carga Horária Prática: 36 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Pesquisa científica, definição de objetivos e hipóteses, bases de buscas de artigos científicos, seleção criteriosa da bibliografia, análise crítica de literatura, redação científica. (Scientific research, definition of objectives and hypotheses, search bases for scientific articles, careful selection of bibliography, critical analysis of literature, scientific writing.)
Referências: [1] ABNT NBR 15.287 – Informação de documentação – Projeto de pesquisa - Apresentação. [2] ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração. [3] ABNT NBR 6024 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação. [4] ABNT NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação. [5] ABNT NBR 6034 – Informação e documentação – Índice – Apresentação. [6] ABNT NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentações – Apresentação. [7] MARCONI, M. A. ;LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. [8] MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005. 263 p. [9] APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2012. xii, 226 p. [10] ARNAVAT, A.R.; DUENAS, G.G. Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisa. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. 158 p. [11] CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, 162 p. [12] COÊLHO, R.S. de A. ABC do trabalho acadêmico e científico. Curitiba: Jurua, 2012. 118 p. [13] CRESWELL, J.W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2009, 260 p. [14] PÁDUA, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 18. ed. Campinas Papirus 2016. 218 p. [15] TRALDI, M.C. Monografia: passo a passo. Campinas: Alínea, 2009. 110 p. [16] VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. 159 p. [17] INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINNERS DATA PORT. How to cite references: IEEE documentation style. [18] INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINNERS. IEEE editorial style manual for authors. 2019. [19] INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINNERS. IEEE reference guide. 2018. [20] CRESWELL, J.W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3. ed. Thousand Oaks: SagePublications, 2009.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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