Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-116H
Nome: TÓPICOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE I: MANEJO E VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM "R" - CONHECENDO O TIDYVERSE
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A análise de dados é uma fase primordial de um projeto de pesquisa em qualquer área de atuação, entretanto, uma importante etapa prévia refere-se à gestão e visualização dos dados obtidos. Através desse curso, pretende-se expor aos alunos a grande diversidade de recursos disponíveis dentro do R tidyverse - uma coleção de bibliotecas e funções implementadas no R que compartilham uma mesma estrutura de aplicação. Com isso, os alunos irão aprender a explorar visualmente dados (ler, selecionar, filtrar, unir, modificar e sumarizar) e a criar tabelas e figuras padronizadas que mostrem de uma forma clara e elegante os principais resultados obtidos pelo projeto de pesquisa. O curso será um misto de aulas expositivas e exercícios, os quais servirão para guiar os alunos através de tarefas complexas sobre manipulação e visualização de dados. Os exercícios irão utilizar conjuntos de dados disponíveis pelos pacotes e também dados dos próprios alunos que poderão aplicar o conhecimento adquirido durante a disciplina no próprio projeto de pesquisa. Para tal será utilizado o ambiente de trabalho R e a biblioteca tidyverse. Programa: 1. Revisão do funcionamento do software R – estrutura dos objetos aceitos e formas de entrada de dados; 2. Conhecendo o tidyverse: pacotes e principais funções disponíveis; 3. Construindo gráficos no R – introdução, tipos de gráficos e estrutura para criar qualquer gráfico no pacote ggplot2; 4. Modificando a estrutura e embelezando gráficos no ggplot2; 5. Manipulando e modificando dados no tidyverse – uso dos pacotes dplyr e tidyr para filtrar, selecionar e sumarizar conjuntos de dados; 6. Importando dados através de diferentes funções do tidyverse – o uso de tibbles; 7. Criando códigos impressos para publicação – o uso do pacote rmarkdown.
Referências: 1. Chang W (2013) R Graphics Cookbook. 396pp. 2. Knell RJ (2014) Introductory R: A Beginner's Guide to Data Visualisation, Statistical Analysis and Programming in R. 710pp. 3. Wickham H & Grolemund G (2019) R for Data Science: Import, Tidy, Transform, Visualize, and Model Data. O’Reilly Media. 483 pp.

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