Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (11.01.06.46)
Código: PPU-008
Nome: DESENHO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 72 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 36 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A disciplina oferece subsídios teóricos e práticos para a construção do projeto de pesquisa em políticas públicas, visando à elaboração de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Focaliza o lugar da pesquisa no processo de produção do conhecimento, as perspectivas que a ciência assume nos dias de hoje, e os passos metodológicos para a construção do projeto de pesquisa.
Referências: ADCOCK, R.; COLLIER, D. Measurement Validity: A Shared Standard for Qualitative and Quantitative Research. American Political Science Review, v.95, n.3, pp. 529-546, 2001. ANGRIST, Joshua D.; PISCHKE, Jörn-Steffen. Mostly harmless econometrics: An empiricist’s companion. Princeton university press, 2008. Caps 1 e 2. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Ed 70, 2011. BOOTH, W. ; COLOMB, G. WILLIAMS, J. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2008. BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc . A Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. SP, Liv Francisco Alves, 1977 BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, cap. I ao V, 2003 CARMINES, Edward G.; ZELLER, Richard A. Reliability and validity assessment. Sage publications, 1979. CHIZZOTTI, Antonio. A Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas: Evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, no 2, vol 6, 2003, p 221-236 COLLIER, D.; BRADY, H. E. Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools, Shared Standards. Rowman and Littlefield Publishers Inc.: Lanham, MD, EUA, 2004. ECKSTEIN, H. “Case-study and theory in Political Science” IN: GOMM, R; HAMMERSLEY, M; FOSTER, P. (eds.) Case Study Method. Sage Publications Ltd., 2000, pp.79-127. GARFINKEL, A. Forms of Explanation: Rethinking the Questions in Social Theory. Yale University Press: New Haven, CT, EUA, 1981. GATTI, Bernadete A. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, Liber Livro, 2005 GERRING, J. What Is a Case Study and What Is It Good For? American Political Science Review, v.98, n.2, pp. 341-354, 2004. GOHN, Maria da Glória. Roteiro para construção de um problema de pesquisa- um exercício. São Paulo, 2010 ( apostila- não public) GOHN. Maria da Glória Marcondes . O Ato investigativo na produção do conhecimento: Questões Metodológicas. EccoS – Revista Científica, São Paulo, V.7, n.2, p253-274,jul/dez.2005 HAGUETTE, Tereza M. F.. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis, Vozes. 2003 JACOBY, W. Levels of Measurement and Political Research: An Optimistic View. American Journal of Political Science, v.43, n.1, pp. 271-301. KELLSTEDT, Paul M. e WHITTEN, Guy D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015. Caps 1 e 2 KELLSTEDT, Paul M. e WHITTEN, Guy D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015. Cap 5 KELLSTEDT, Paul M. e WHITTEN, Guy D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015. Cap 3 e 4 KING, Gary; KEHOANE, Robert O.; VERBA, Sidney. Designing social inquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton University Press, 1994. Caps 1, 2 e 3 KING, Gary; KEHOANE, Robert O.; VERBA, Sidney. Designing social inquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton University Press, 1994. Cap 4 e 5. KNOPF, J. Doing a literature review. PS: Political Science and Politics, v. 39, n. 1, jan 2006. MORGAN, Stephen L.; WINSHIP, Christopher. Counterfactuals and causal inference. Cambridge University Press, 2014. ROBINSON, W.S. Ecological Correlations and the Behavior of Individuals. American Sociological Review, v. 15, n.3, pp. 351-357, 1950. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007. SOUZA, Herbert J. Como se faz análise de Conjuntura. Vozes, 1984. SUTTON, Robert I.; STAW, Barry M. What theory is not. Administrative science quarterly, p. 371-384, 1995. YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos, trad. Cristhian Matheus Herrera, 5º. Ed. Porto Alegre, Editora Bookman, 2015 
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPU-004 - SEMINÁRIO DE PESQUISA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPU-004 ) ATIVO 01/06/2006
( PPU-004 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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