Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (11.01.06.58)
Código: PRI-003
Nome: METODOLOGIA E SEMINÁRIO DE PESQUISA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Desenho de Pesquisa: Problemas, Hipóteses e Variáveis; Debates epistemológicos em Ciências Sociais e Ris; Interface entre abordagens teóricas e metodológicas nas Ris; Métodos Qualitativos e Quantitativos: Técnicas de Pesquisa; Discussão de Projetos de Pesquisa.
Referências: KING, Gary & KEOHANE, Robert O. and VERBA, Sidney. (1994). Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton-NJ, Princeton University Press. KLOTZ, Audie & PRAKASH, Deepa (edit.). (2008). Qualitative Methods in International Relations: A Pluralist Guide. New York, Palgrave MacMillan. SPRINZ, Detlef F. & WOLINSKY-NAHMIAS, Yael. [ed.]. (2004). Models, Numbers & Cases: methods for studying international relations. Michigan, The University of Michigan Press. Bibliografia Complementar GEORGE, Alexander L. & BENNETT, Andrew. (2005) Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, Massachusetts, MIT Press, 4th Ed. MAHONEY, James & RUESCHMEYER, Dietrich. (2003). Comparative Historical Analysis in the Social Sciences. New York-NY, Cambridge University Press. JACKSON, Patrick T. (2016). The Conduct of Inquiry in International Relations: Philosophy of Science and Its Implications for the Study of World Politics (New International Relations) 2nd Edition. New York, Routledge. POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionel-H; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Arantes Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012 BRADY, Henry; COLLIER, David (Ed.). Rethinking Social Inquiry : diverse tools, shared standards. Lanham, USA : Rowman & Littlefield, 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3