Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO (11.01.06.45)
Código: PGT-010
Nome: TEORIA E PRÁTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM PGT
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Objetivos – A disciplina tem como principal objetivo introduzir os conteúdos necessários a que o aluno possa pensar seu projeto de pesquisa nos marcos da evolução das ideias sobre epistemologia e prática de pesquisa, com ênfase para os desafios relativos ao tratamento de temas e questões relativas ao emergente campo do planejamento e gestão do território. Isto envolve três componentes principais: a análise das diferentes tradições epistemológicas, históricas e sociológicas a respeito da construção da objetividade na pesquisa científica; a introdução dos principais métodos e técnicas utilizados em pesquisa científica; e a reflexão sobre como isto se traduz em procedimentos de definição de problemas e hipóteses, e também na escolha de métodos e técnicas de investigação aplicada aos projetos que estão sendo elaborados ou conduzidos pelos alunos. Ementa – Os critérios de demarcação sobre o conhecimento científico. O problema da objetividade na pesquisa aplicada a fenômenos sociais. Paradigmas, explicações concorrentes e revoluções científicas. Do discurso sobre a ciência à prática científica. O campo das ciências e as injunções entre ciência e sociedade. A emergência do campo do planejamento territorial: desafios epistemológicos. Construção de problemas e hipóteses de pesquisa em planejamento e gestão do território. Métodos e técnicas de pesquisa: aplicações ao campo do planejamento e gestão do território.
Referências:
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3