Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (11.01.06.59)
Código: EPR-302
Nome: GESTÃO ESTRATEGICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Conceitos de Estratégia; Cadeia de valor; Modelo das 5 forças; Criação de Valor na Indústria; Capacidades Dinâmicas; Vantagem Competitiva; Competição e Coopetição; Modelos de Negócio; Estratégia e Performance; Alinhamento Estratégico; Execução da Estratégia.
Referências: CARVALHO, M. M.; PRIETO, V. C.; BOUER, R. Maximização da estratégia: promovendo resultados por meio do alinhamento, execução e medição. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013, v.1. p.224. GHEMAWAT, P. A estratégia e cenário de negócios: texto e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000. HAMEL, G; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookmann, 2004. MINTZBERG, H. et al. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. NALEBUFF, B. J.; BRANDENBURGER, A. M. Co-opetição. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. __________________. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. STERN, C. W.; STALK JR., G. Estratégia em perspectiva: do The Boston Consulting Groups. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3