Ementa/Descrição: |
Abordagem dos processos de formação e de formalização dos conceitos aritméticos, geométricos,
algébricos e estatísticos e das proposições matemáticas relacionadas pertinentes ao Ensino Fundamental,
de forma exploratória e investigativa. Planejamento curricular, plano de aula, avaliação e análise de
material didático, associados aos conteúdos abordados, tendo como referências as Diretrizes Curriculares
Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e
usando Projetos investigativos, Resolução de Problemas, Modelagem e Tecnologias como recursos
metodológicos para o ensino de matemática. Nesta prática serão abordados conteúdos tais como:
Números e suas relações; formas geométricas e relações com área e perímetro; Estatística: leitura e
construção de gráficos; Geometria e suas construções geométricas; Relações de proporcionalidade e
probabilidade; Álgebra e o conceito de Equação.
|
Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BORBA, M.C.; SILVA, R.S.R. e GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala
de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
DANTE, L. R. Formulação e Resolução de Problemas de Matemática: Teoria e Prática. São Paulo: Ática,
2009.
PONTE, J. P. BROCADO, J. OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de aula. 3.ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MEYER, J.F. C. A.; CALDEIRA, A.D. e MALHEIROS, A.P.S. Modelagem em Educação Matemática. 3.ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2013.
DAMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica,
2001.
IEZZI, G. (org.) Fundamentos de Matemática Elementar (11 volumes). São Paulo: Atual, 2008.
LORENZATO, S. (org.) O laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas:
Autores Associados, 2006.
MIGUEL, A. BRITO, A. J., CARVALHO, D. L., MENDES, I. A. História da Matemática em Atividades Didáticas.
São Paulo: Livraria da Física, 2009. |