Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (11.01.06.46)
Código: PPU-005
Nome: METODOLOGIA II - A: MÉTODOS QUANTITATIVOS
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 72 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPUOBR001 OU PPU-009 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O curso é uma introdução à análise quantitativa de dados em Políticas Públicas. A disciplina parte da premissa de que a maneira mais eficaz de aprender estatística é envolvendo os alunos ativamente na realização de análises estatísticas. Para cada tema, teremos aulas expositivas seguidas por sessões de laboratório em que os alunos utilizarão dados para responder a perguntas importantes para a análise de políticas públicas. Espera-se que, após cursar a disciplina, os alunos tenham desenvolvido conhecimentos e habilidades em métodos quantitativos e análises a partir de dados sociais e políticos com o uso de softwares, como SPSS, STATA e R. O curso abordará questões sobre causalidade, experimentos, quase-experimentos, modelos de regressão linear, modelos de variável dependente categórica, modelos de seleção em não observáveis e modelos de análise de painel.
Referências: Bibliografia: AGRESTI, Alan e FINLAY, Barbara. Métodos Estatísticos para as Ciências Sociais. Porto Alegre: Penso, 2012. Angrist, J D., Imbens, G W. and D B. Rubin, (1996). Identification of Causal Effects Using Instrumental Variables," Journal of the American Statistical Association, 91: 444-472 *** ANGRIST, Joshua D.; PISCHKE, Jörn-Steffen. Mostly harmless econometrics: An empiricist's companion. Princeton university press, 2008. Calkins, LN & Zlatoper, TJ (2001). The effects of mandatory seat belt laws on motor vehicle fatalities in the United States, Social Science Quarterly, 82(4), 716-732 David Card and Alan B. Krueger. Minimum Wages and Employment: A Case Study of the FastFood Industry in New Jersey and Pennsylvania. The American Economic Review, 90(5):1397– 1420, 1994 David Freedman. From Association to Causation: Some Remarks on the History of Statistics. Statistical Science, 14(3), 1999, p.2 43–258. David L. Strayer and William A. Johnston, “Driven to Distraction: Dual-Task Studies of Simulated Driving and Conversing on a Cellular Telephone”, Psychological Science, vol. 12p, 2001. Dee, Thomas S. 2004. "Are there Civic Returns to Education?". Journal of Public Economics 88:1697-1720. Dynarski, Susan M. 2003. "Does Aid Matter? Measuring the Effect of Student Aid on College Attendance and Completion. The American Economic Review, 93(1): 279-288 GUJARATI, Damodar N.; PORTER, Dawn C. Econometria Básica-5. AMGH Editora, 2011. Howard B. Lee. Using the Chow Test to Analyze Regression Discontinuities. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology , 2008, Vol. 4 (2), p. 46‐50 Imai, Kosuke. Quantitative Social Science: An Introduction. Princeton University Press. 2017. Imbens, G. W. and Rubin, D. B. (2015). Causal Inference in Statistics, Social, and Biomedical Sciences. Cambridge University Press. 9 Jaffee, SR, Moffitt, TE, Caspi, A, & Taylor, A (2003). Life with (or without) father: The benefits of living with two biological parents depend on the father’s antisocial behavior. Child Development, 74(1) 109-126 Jeffrey G. Johnson and al. “Television Viewing and Aggressive Behavior During Adolescence and Adulthood”, Science, 29 March 2002, Vol. 295, pp. 2468-2471 Joel Best. 2004. More Damned Lies and Statistics: How Numbers Confuse Public Issues, (Berkeley: University of California Press, 2004), in particular chapter 6 “Contentious Numbers”. KELLSTEDT, Paul M. e WHITTEN, Guy D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015. KING, Gary; KEHOANE, Robert O.; VERBA, Sidney. Designing social inquiry: Scientific inference in qualitative research. Princeton University Press, 1994. Laurence J. O’Toole Jr. and Kenneth J. Meier. 2004. “Parkinson’s Law and the New Public Management? Contracting Determinants and Service-Quality Consequences in Public Education,” Public Administration Review, 64:3 (June, 2004), pp. 342-352 Levitt, Steven D. 1996. “The Effect of Prison Population Size on Crime Rates: Evidence from Prison Overcrowding Litigation.” Quarterly Journal of Economics, 111(2): 319-51 MORGAN, Stephen L.; WINSHIP, Christopher. Counterfactuals and causal inference. Cambridge University Press, 2014. Menard, Scott. Applied logistic regression analysis (second edition). Sage Publications, (Quantitative Applications in the Social Sciences, 106), p. 1-24, 41-61. 2002 Michael Foster. (2000) “Is more better than less? An analysis of children’s mental health services” Health Services Research. Chicago: Vol. 35, Iss. 5; p. 1135 PEREIRA, J. C. R.. Análise de Dados Qualitativos: estratégias metodológicas para ciências da saúde, humanas e sociais. 3a.. ed. São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2001. v. 5000. 160p PEREIRA, J. C. R.. Bioestatística em outras palavras. 1ª. ed. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2010. v. 1. 424p Sovey, Allison J., Donald P. Green (2011). Instrumental Variables Estimation in Political Science: A Readers' Guide. American Journal of Political Science 55(1): 188-200 STUDENMUND, A. H. Using Econometrics: A Practical Guide. Addison Wesley 2000. WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. Pioneira Thomson Learning, 2006.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPU-003 - METODOLOGIA DE PESQUISA
PPU-009 - MÉTODOS QUANTITATIVOS
PPUOBR001 - METODOLOGIA II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPUOBR001 OU PPU-009 ) ATIVO 01/02/2006
( PPUOBR001 OU PPU-009 ) ATIVO 01/06/2006
( PPUOBR001 OU PPU-009 ) INATIVO 01/06/2006 28/07/2022
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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