Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL (11.01.06.57)
Código: EPM-301
Nome: AMÉRICA LATINA E CARIBE: INSERÇÃO MUNDIAL E TRAJETÓRIAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: História e sociedade antes da chegada dos europeus. Os diferentes tipos de colonização. Caminhos da independência: 13 Colônias, Haiti, América Espanhola e Portuguesa. Racismo e formação do Estado-nação nas Américas. Relações com as potências do Norte, até o final da Segunda Guerra Mundial. Nacionalismo, populismo e comunismo na América Latina e Caribenha. A revolução Cubana e seus impactos regionais. Anos 1990: fim da URSS, neoliberalismo e a proposta da Alca. Os governos progressistas e de esquerda frente a integração regional. Economia política e institucionalidade da integração regional. Integração hoje: impasses e perspectivas.
Referências: AGUIAR, D. et al. (2010) América Latina: novos enfoques sobre desenvolvimento para o século XXI. Buenos Aires: Fundacion Friedrich Ebert. BORON, A. et al. (2009) A reativação da Quarta frota no atual contexto da América Latina. São Paulo: Cebrapaz. BRESSER-PEREIRA, L. C. (1991) Populismo económico: ortodoxia, desenvolvimentismo e populismo na América Latina. São Paulo: Nobel. FUSER, I. (2015) As razões da Bolívia. São Bernardo do Campo: EduUFABC. GIRVAN, N. (2012) Caribe: Dependencia, Integración y Soberania. Santiago de Cuba: Casa del Caribe. JAMES, C.L.R. (2000) Os Jacobinos Negros. São Paulo: Boitempo. MARINGONI, G. (2009) A Revolução Venezuelana. São Paulo: Unesp, São Paulo. QUIJANO, A. (2005) Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. REGALADO, R. et al. (2007) Curso de formação em política internacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. SCHUTE, G.; MARINGONI, G.; BERRON, G. (2014). Uma nova política externa, 2003-2013. Tubarão: Editora Copiart. SOUSTELLE, J. (1970) La vida cotidiana de los aztecas en la vida cotidina de los aztecas en vísperas de la conquista, 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica. WILLIAMS, E. (2012) Capitalismo e Escravidão. São Paulo: Cia. das Letras.

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