Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30)
Código: CHS-008
Nome: COLÓQUIOS DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( CHS-005 OU CHS-005CO )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem como objetivo promover a reflexão dos Projetos de pesquisa dos Pós-graduandos e trocar vivências de teorias, metodologias e temas de pesquisa dos docentes do programa e convidados.
Referências: ALEXANDER, Jeffrey C. O Novo Movimento Teórico. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, nº4:5-28, junho, 1987. BORGES, André. Desenvolvendo Argumentos Teóricos a Partir de Estudos de Caso: o Debate Recente em Torno da Pesquisa Histórico-Comparativa. BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n° 63, 2007, pp. 45-59. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. CICOUREL, Aaron Victor. Micro-processus et macro-structures. Notes sur l'articulation des différents niveaux d'analyse. Sociologies. Octobre, 2008. Disponível em: http://sociologies.revues.org/document2432.html CORCUFF, Philippe. As novas sociologias. Construções da realidade social. Bauru, SP: EDUSC, 2001. IANNI, Octávio. “A crise dos paradigmas em Sociologia”. IN: Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 13 (5), 1990. FERNANDES A.; GUIMARÃES, F. R.; BRASILEIRO, M. do C. E. (Org.). O Fio que Une as pedras: a pesquisa interdisciplinar na pós-graduação. São Paulo: Editora Biruta Ltda., 2002. LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000. MALINOWSKI, Bronislaw. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro: Record, 1997 MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo e qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, vol.9, n. 3, Rio de Janeiro, Jul./Set., 1993. RABINOW, P. Representations are social facts: Modernity and Pós-Modernity in Anthropology. in CLIFFORD, J & MARCUS, G. Writing Culture: the poetics and politics of Ethnography. Los Angeles: University California Press, Ltda, 1986. TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CHS-005 - COLÓQUIOS DE PESQUISA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( CHS-005 OU CHS-005CO ) ATIVO 01/06/2006
( CHS-005 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3