Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2096-16
Nome: FILOSOFIA, ENSINO E UNIVERSIDADE
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Na configuração moderna da ideia de universidade, costuma-se apontar de modo emblemático como marcos importantes a fundação da Universidade de Berlim em 1810 e a forma que o conceito de universidade de Humboldt aí se fez atuante. Desde então, e acompanhando as transformações sociais e históricas, muito se discutiu a respeito do que deva ser a universidade e a espécie de formação que ela deve proporcionar. Se a filosofia desde os primórdios se devotou ao tema da formação e do significado do ensinar, sua presença ocorreu também com força nos debates desse período de surgimento da moderna universidade e até hoje ela se insere nos debates mais contemporâneos. O objetivo desta disciplina é investigar tanto numa perspectiva histórica, quanto numa perspectiva filosófica temas que contribuam para uma compreensão mais aprofundada das relações entre filosofia, ensino e universidade e assim também contribuam para uma reflexão crítica contemporânea acerca dessas relações, na medida em que não deixe de abarcar as contradições e impasses que presentemente surgem e merecem consideração. Dentre os temas que podem ser abordados na disciplina podemos destacar: concepções do ensino e do ensino filosófico na universidade moderna e contemporânea, modelos de universidade, relação entre ensino e pesquisa, formação profissional versus formação para autonomia, educação tradicional liberal e multiculturalismo, democracia e universidade, a universidade corporativa e eficiente, a formação da universidade brasileira e da filosofia universitária no Brasil, o método dialógico em filosofia etc.
Referências: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. brasileira de W. L. Maar, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001. FERRY, L.; RENAUT, A; PESRON, J-P (orgs.). Philosophies de l’Université: l’idealisme allemand et la question de l’Université. Paris: Payot, 1979. FICHTE, J. G. Por uma universidade orgânica. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999. HEGEL, G. W. F. Escritos pedagógicos. México: FCE, 2ª ed., 1998 (trad. francesa Textes Pédagogiques. Paris: Vrin, 1990.) NUSSBAUM, M. C. Cultivating Humanity: A Classical Defense of Reform in Liberal Education. Cambridge, MA: Harvard U. P., 1997. READINGS, B. The University in Ruins: Cambridge and London. Cambridge/MA: Harvard University Press, 1996. SILVA, F. L. Universidade, cidade e cidadania. São Paulo: Hedra, 2014. TRINDADE, H. (org.). A Universidade em Ruínas na República dos Professores. Petrópolis: Vozes, 1999. ARANTES, P. E. Um departamento francês de ultramar. São Paulo: Paz e Terra, 1994. BLOOM, A. The Closing of the American Mind: How Higher Education Has Failed Democracy and Impoverished the Souls of Today’s Students. New York: Simon and Schuster, 1987. CARDOSO, I. Para uma crítica do presente. São Paulo: Ed. 34, 2001. CARDOSO, I. “A modernização da universidade brasileira e a questão da avaliação”. In: MARTINS, C. B. (org.). Ensino superior brasileiro: transformações e perspectivas. São Paulo: Brasiliense, 1989. COSTA, J. C. Contribuição à História das Idéias no Brasil (O desenvolvimento da filosofia no Brasil e a evolução histórica nacional). Rio de Janeiro: José Olympio, 1956. ________. A filosofia no Brasil. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1945. ________. O sentido da filosofia. Revista Kriterion, nº 7/8, 1949. ________. Sobre o trabalho teórico. Transformação, nº 2, 1975. ________. O positivismo na República: notas sobre a história do positivismo no Brasil. São Paulo: Nacional, 1956. (Biblioteca pedagógica brasileira, série 5ª. Brasiliana, 291). ________ As transformações do pensamento brasileiro no século XX e o nacionalismo. Revista Brasiliense, nº 40, 1960. DOYLE, J. Campus Sex, Campus Security. The MIT Press, Cambridge, 2015. . FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução?. São Paulo: Editora Alfa-ômega, 1975 HEGEL, G. W. F. Nürnberger Schriften und Heidelberger Schriften, 1808-1817. Frankfurt: Suhrkamp, Werke 4, 1996. HUMBOLDT, W. W., vol. 4 (ed. Andreas Flitner and Klaus Giel). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1964. KERR, C. Os usos da universidade. 15.ed. Brasília: Editora da UnB, 2005. KIMBALL, R. Tenured Radicals: How Politics Has Corrupted Our Higher Education. New York: Harper, 1990. LEBRUN, G. “Da rentabilidade”. In: Revista Discurso, São Paulo, nº 42, 2012, pp.11- 16. LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro. São Paulo: Pioneira, 3ª ed., 1976. LÉVI-STRAUSS, C. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. MAUGÜÉ, J. “O ensino da filosofia e suas diretrizes”. In: Anuário da FFCL da USP, 1934-35. ________. Les dents agacées. Paris: Buchet/Chestel, 1982. PAIM, A. História das Idéias Filosóficas no Brasil. São Paulo: Grigalho, 1974. PARSONS, T.; PLATT, G. L. The American University. Cambridge, Harvard University Press, 1973. PRADO Jr., B. O problema da filosofia no Brasil. In: Alguns ensaios – filosofia, literatura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2000. RIBEIRO, D. Universidade para quê? Brasília: Editora da UnB, 1986. RIBEIRO, R. J. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. São Paulo:EDUSP, 2014. ROMERO, S. Obra filosófica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969. SCHLEIERMACHER, F. Ausgewählte pädagogische Schriften. Paderborn: F. Schöning, 1983. SOUZA, G. de M. A estética rica e a estética pobre dos professores franceses. Revista Discurso, nº 9, 1978. TEIXEIRA, A. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2005. VAZ, H. C. de Lima. O problema da filosofia no Brasil. Síntese, nº 30, 1984.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3