Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2095-16
Nome: FILOSOFIA DA ESCOLA: MODELOS INSTITUCIONAIS E QUESTÕES FILOSÓFICAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O curso pretende problematizar a emergência, a história e as transformações sofridas pelas instituições formais de ensino, passando por seu nascimento, no século XVII, até os dias atuais. Neste percurso, pretende-se tomar a instituição escolar como problema filosófico, de modo a criar reflexões sobre: tipos de doutrinas pedagógicas e racionalidades educativas; modelos de sociedade e ideais de formação; estrutura, organização e funcionamento das instituições de educação; papel e modos de subjetivação do professor e do aluno etc. Trata-se de uma disciplina de caráter teórico e prático que tem por objetivo tanto as investigações históricas sobre as instituições formais de ensino, quanto, através de visitas guiadas, pesquisar resistências e alternativas em funcionamento em instituições de ensino da atualidade.
Referências: BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Nogueira, M. A.; Catani, A. (org.). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 39-64. COMENIUS. Didática magna. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. CONDORCET, J-A-N. de C., Marquês de. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: Ed. Unesp, 2008. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 33.ed. Petrópolis: Vozes, 2007. FREIRE, P. Educação e Mudança (trad. Lilian L. Martin). 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ILLITCH, I. Sociedade sem escolas (trad. Lúcia M. E. Orth). 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público (trad. Maria L. M de C e Silva). Londrina: Ed. Planta, 2004. NEIL, A. S. Liberdade sem medo (Summerhill). São Paulo: IBRASA, 1977. Ó, J. R. do. Ensino liceal (1836-1975). Lisboa: Ministério da Educação, 2009. PACHECO, J. A escola da ponte: formação e transformação da educação. São Paulo: Ed. Vozes, 2008. PISTRAK, M. M. (org.). A escola-comuna (trad. Alexandra Marenich). São Paulo: Expressão Popular, 2009. SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. AQUINO, J. G. Instantâneos da escola contemporânea. Campinas: Papirus, 2007. BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (trad. Marcus V. Mazzari). São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. BENTHAM, J. O panótico. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo (trad. Ivone C. Benedetti). São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2009. CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico (trad. Ingrid M. Xavier). Belo Horizonte: Autêntica, 2009. DARDOT, P.; LAVAL, C. La nouvelle raison du monde: essai sur la société neoliberal. Paris: Découverte, 2010. DARDOT, P.; LAVAL, C. Commun: essai sur la révolution au XXIe siécle. Paris: Découverte, 2014. DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. (trad. Marcus V. da Cunha). São Paulo: Ática, 2007. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 20.ed. São Paulo: Graal, 2004. KANT, I. Sobre a pedagogia, (trad. F. C Fontanella). 2. ed. Piracicaba: Unimep, 1999. KANT, I. O conflito das faculdades (trad. Artur Morão). Lisboa: Edições 70, 1993. KELLNER, D. M et al. Marcuse´s challenge to education. Lanham, USA: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2009. NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação (trad. Noéli C de M. Sobrinho). Rio de Janeiro: Ed PUCRio; São Paulo: Loyola, 2003. Ó, J. R. do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX- meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003. Ó, J. R. do. Tecnologias de subjectivação no processo histórico de transformação da criança em aluno a partir de finais do século XIX. In: Castelo-Branco, G.; Neto, A. V. (org.). Foucault: Filosofia e Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 175-194. PEIRCE, C. Education in the age of biocapitalism: optimizing educational life for a Flat World. New York: Palgrave MacMillan, 2013. NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. Pedagogia e governamentalidade: ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual (trad. Lilian do Valle). 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2015. ROUSSEAU, J-J. Emílio ou da Educação (trad. Sérgio Milliet). 3. ed. São Paulo: DIFEL, 1979. RIBEIRO, D. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984. SCHILLER, F. A educação estética do homem numa série de cartas (trad. R. Schwarz e M. Suzuki). 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 1989. SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2012. TORRES, C. A. Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire (trad. Mônica M. Oliva). São Paulo: Loyola, 2014. TRAGTENBERG, M. Educação e burocracia. São Paulo: EdUNESP, 2012.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LQ 2023 - LCNE 2022 2023.3 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Não
LQ 2023 - LCNE 2022 2023.3 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
LQ 2022 - LCNE 2020 2020.2 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LQ 2022 - LCNE 2020 2020.2 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFis 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Não
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

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