Ementa/Descrição: |
Estudam-se autores e temas que caracterizaram o pensamento filosófico medieval, com enfoque no período que se estende do século XI ao XIV. Entre os autores que podem ser estudados, mencionamos: Pedro Abelardo, Pedro Lombardo, Ibn-Rushd (Averróis), Maimônides, Grosseteste, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Boaventura, Raimundo Lulio, Duns Scotus, Eckhart, Marsílio de Pádua, Ockham, Jean Buridan. Entre os temas a serem assunto do curso estão: metafísica (as provas da existência de Deus, a disputa sobre a eternidade do mundo, ser e existência, ontologia), lógica (a querela sobre os universais, a relação entre fé e razão, lógica e linguagem, filosofia e teologia, nominalismo, predicação, teologia e filosofia, as ciências intermediárias), ética (felicidade, virtudes e vícios, pecado, o mal, liberdade e predestinação, os futuros contingentes), filosofia política (justiça, lei, o poder eclesiástico, sistemas de governo, escravidão), a recepção da filosofia antiga (platonismo e aristotelismo) e o debate sobre o intelecto agente. |
Referências: |
ABELARDO. História das minhas calamidades. in coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973; VII: pp. 247-78 (Col. Os Pensadores).
ABELARDO. Lógica para principiantes. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
AQUINO, T. Comentário ao tratado da trindade de Boécio. São Paulo: UNESP, 1999.
________. O ente e a essência. Petrópolis: Vozes, 2005.
________ Prólogos dos Comentários de Tomás de Aquino para as obras de Aristóteles. São Paulo: Cepame, 2007. Inédito. (Uma versão preliminar e ainda carente de revisão dessas traduções está disponível em: GILSON, Etienne. Le Thomisme: introduction a la philosophie de saint Thomas d’Aquin. Paris: Vrin, 19656, éd. rev. et augm.)
________. Suma de Teologia, Primeira Parte, Questão 15 : Sobre as Ideias. São Paulo: Barcarolla/Discurso, 2010(40): 309-328.
________, Suma de Teologia, Primeira Parte – Questões 84-89. Uberlândia: Edufu, 2004.
________, Suma teológica, Vols. I, II, III. São Paulo: Loyola, 2001.
________, Verdade e conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999. SCOTUS, J. D. Opera ominia. Civ. Vaticana. 1950 ss..
OCKHAM, G.. Seleção de textos. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (Col. Os Pensadores).
________. Scriptum in Librum Primum Sententiarum (Ordinatio). Ed. G. Gál et al. New York: St. Bonaventure UP, 1967.
________. Summa Logicae. Ed. Ph. Boehner et al. New York: St. Bonaventure UP, 1974.
JANSSENS, B. (publishing manager). The Library of Latin texts (LLT) – 10 (DVD). Turnhout: Brepols, 2015. CD-ROM. Series A. ISBN: 978-2-503-55559-1
SCOTO, J. D. Escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (Col. Os Pensadores).
ECKHART. M. O Livro da Divina Consolação e outros textos seletos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
________. Sermões Alemães: Vol. I. Bragança Paulista: EDUSF; Petrópolis: Vozes, 2006.
________. Sermões Alemães: Vol. II. Bragança Paulista: EDUSF; Petrópolis: Vozes, 2008. AERSTEN, J. A. Nature and Creature, Thomas Aquinas’s Way of Thought. Leiden/New York: Brill, 1988.
AQUINO,T.. Exposição sobre A metafísica de Aristóteles, proêmio. In: Transformação. São Paulo, 1982, v. 5, p. 103 -106. Disponível em:<http://www.fflch.usp.br/df/cepame>. Acesso em: 05 jul. 2012.
ANDRÉS, T. de. El Nominalismo de Guillermo de Ockham como Filosofía del Lenguaje. Madrid: Gredos, 1969.
BIARD, J. Logique et théorie du signe au XIVe siècle. Paris: Vrin, 1989.
BOSCHUNG, P. From a Topical Point of View. Dialectic in Anselm of Canterbury’s De Grammatico. Leiden: Brill, 2006.
BRÉHIER, É. História da Filosofia. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1979. DE LIBERA, A.. A Filosofia Medieval. São Paulo:, Loyola, 1998
________. Archeologie du sujet. Vols. I e II. Paris: Vrin, 2007.
________. A filosofia medieval. São Paulo: Loyola, 2001.
ECO, U., & MARMO, C. (eds.). On the Medieval Theory of Signs. Amsterdam: Benjamins, 1989.
ELDERS, L. J. La métaphysique de Saint Thomas d’Aquin dans une perspective historique. Paris: Vrin, 1994.
FABRO, C. Participation et causalité selon saint Thomas d’Aquin. Louvain/Paris: Nauwelaerts, 1960.
GARDEIL, H. D. Iniciação à Filosofia de S. Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus, 2013.
GILSON, E.. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________, A existência na filosofia de S. Tomás. São Paulo: Duas Cidades, 1962.
________, El Tomismo. Introducción a la filosofía de santo Tomás de Aquino. Pamplona: Universidad de Navarra - EUNSA, 1989, 2 ed.
________, L’être et l’essence. Paris : Vrin, 2000.
________, Le Thomisme. Introduction à la philosophie de saint Thomas d’Aquin. Paris: Vrin, 2010, 6ª edição.
________, O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________, Por que São Tomás criticou Santo Agostinho: Avicena e o ponto de partida de Duns Escoto. São Paulo: Paulus, 2010.
GRABMANN, M. Interpretações medievais do nous poietikós. Campinas : IFCH/UNICAMP, col. Textos Didáticos n. 60, 2006.
KALUZA, Z., & VIGNAUX, P. (éds.). Preuves et raisons à l’Université de Paris. Logique, ontologie et théologie au XIVe siècle. Paris: Vrin, 1984.
KAUFMANN, M. Begriffe, Sätze, Dinge. Referenz und Wahrheit bei Wilhelm von Ockham. Leiden: Brill, 1993.
KENNY, A. Aquinas on Being. Oxford, Clarendon Press, 2002.
KRETZMANN, N., and STUMP, E. (eds.). The Cambridge Companion to Aquinas. London: Cambridge University Press, 1993.
KRETZMANN, N., et. al. (ed). The Cambridge History of Later Medieval Philosophy: from the Rediscovery of Aristotle to the Disintegration of Scholasticism, 1100-1600. London: Cambridge UP, 1982.
MCGRADE, A. S. Filosofia medieval. São Paulo: Ideias e Letras, 2008.
NASCIMENTO, C. A. R.. O caminho intermediário: alguns limites do conhecimento intelectual humano, segundo Tomás de Aquino. In Trans/form/ação. Revista do Departamento de Filosofia da FFC/UNESP/Marília. São Paulo, 1996, pp. 205-210. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/trans/v19/v19a15.pdf. Acesso em 21/01/2013.
________. A Metafísica da Ideia em Tomás de Aquino. Síntese – Revista de Filosofia. Belo Horizonte, v. 28(90): 5-16, 2011.
________. De Tomás de Aquino a Galileu. Campinas : Unicamp, 1995
________. Tomás de Aquino entre Agostinho e Aristóteles. In: PALACIOS, P. M., Tempo e razão: 1600 anos das Confissões de Agostinho. São Paulo: Loyola, 2002.
PANACCIO, C. Le discours intérieur: de Platon à Guillaume de Ockham. Paris: Seuil, 1999.
________. Les mots, les concepts et les choses. Paris: Vrin, 1992.
________. Ockham on Concepts. Aldershot: Ashgate, 2004.
PASNAU, R. Theories of Cognition in the Later Middle Ages. Cambridge UP, 1997.
RASCHIETTI, M. Mestre Eckhart: um mestre que falava do ponto de vista da eternidade. São Paulo: Paulus, 2013.
RASCHIETTI, M. Meister Eckhart e o Paradisus anime intelligentis. Mirabilia – Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval, n. 12, jan.- jun. 2011, p. 74-90.
RIBAS CEZAR, C. Scotus e a Liberdade: Textos escolhidos sobre a vontade, a felicidade e a lei natural. Loyola: São Paulo, 2010.
STORCK, A. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
TORREL, J.-P. Iniciação a Santo Tomás de Aquino. Sua pessoa e sua obra. Tr. De P. Rouanet. São Paulo: Loyola, 1999.
VAZ, H. C. DE L. 1998. Fisionomia do Século XIII. In: idem. Escritos de Filosofia I : Problemas de Fronteira. São Paulo: Loyola, 2ª edição, p. 11-33. |