Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHH2085-16
Nome: FILOSOFIA DA ARTE
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina pretende tecer relações entre filosofia e arte, desenvolvendo reflexões sobre ambas, a partir de textos que apresentem, discutam ou problematizem a abordagem filosófica da arte. Trata-se de uma interpelação que pode ter como ponto de partida tanto textos filosóficos e teóricos sobre a arte quanto as próprias obras de arte, em diferentes gêneros e linguagens, de maneira a investigar temas como: a natureza da criação artística; as conexões da arte com a história, a sociedade e a cultura; a relação entre arte e realidade; a arte como conhecimento e verdade; o valor ou função da arte (moral, social e político, por exemplo); o conceito de obra de arte; os limites da reflexão estética. Sendo uma disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Filosofia, é pertinente que se busque também objetivos específicos no que se refere à formação de professores, visando propor questões e atividades que, relacionadas ao conteúdo programático, sejam relevantes para a atuação docente na área de filosofia no ensino médio, o que pode ser efetivado pela prática de interpretação e produção de textos, assim como pelo uso de outras linguagens (vídeo, imagem, áudio, encenação etc.).
Referências: DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010. LACOSTE, J. A Filosofia da Arte. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. NUNES, B. O dorso do tigre. São Paulo: Editora 34, 2009. ADORNO, T. Experiência e criação artística. Lisboa: Edições 70, 2003. ________Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003. ________ Filosofia da nova música. Tradução de Magda França. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989. AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Tradução de Cláudio Oliveira. São Paulo: Ed. Autêntica, 2012. BENJAMIN, W. Obras Escolhidas vol. I: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. ________Obras Escolhidas: vol. II: Rua de Mão Única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e J. C. Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2010. ________Obras Escolhidas vol. III: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. AUERBACH, E. Ensaios de Literatura Ocidental: filologia e crítica. Tradução de Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. BELTING, H. O fim da história da arte. Tradução de Rodnei Santos. São Paulo: Cosac Naify, 2012. BARROS, F. R. M. Estética filosófica para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002. BASTIDE, R. Arte e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, s/d. BERGSON, H. O Riso. Ensaio sobre o significado da comicidade. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ________. A percepção da mudança. In O pensamento e o movente. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. CALABRESE, O. A linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987. CARROLL, L. Filosofia da Arte. Tradução Rita Canas Mendes. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2015. COLI, J. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2006. DANTO, A. O descredenciamento filosófico da arte. Tradução de Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. ________O Abuso da Beleza: a estética e o conceito de arte. Tradução Pedro Sussekind. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015. DELEUZE, G. Cinema 1 – A imagem-movimento. Tradução Stella Senra. São Paulo: Brasiliense. ________ __Cinema 2 – A imagem-tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013. FEITOSA, C. Explicando a Filosofia com Arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. FOUCAULT, M. O que é um autor? In:Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011. HAAR, M. A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000. HEIDEGGER, M. A origem da Obra de Arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio Castro. São Paulo: Edições 70/Almedina, 2010. JAMESON, F. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Editora Ática, 2004. KIVY, P. Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. São Paulo: Paulus, 2008. MELLO E SOUZA, G. Exercícios de leitura. São Paulo: Editora 34, 2009. MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2004. NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 1991. OSBORNE, H. Estética e teoria da arte. São Paulo: Cultrix, 1993. PAIVA, R. Subjetividade e imagem: a literatura como horizonte em Henri Bergson. São Paulo: Associação Humanitas/FAPESP, 2005. PAREYSON, F. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PEDROSA, M. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986. ROUBINE, J.-J. A linguagem da encenação teatral. Tradução e apresentação de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. SAFATLE, V.; DUARTE, R. Ensaios sobre música e filosofia. São Paulo: Humanitas, 2007. SCHELLING. F. Filosofia da Arte. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Edusp, 2001. SCHILLER, F. A educação estética do homem. Trad. R.Schwarz e M. Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991. SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia. Tradução de Victor-Pierre Stirnmann. São Paulo: Iluminuras, 1994. SZONDI, P. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. TAINE, H. Philosophie de l’art. Paris: Hachette, 1906. WARBURG, A. Histórias de Fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. Leopoldo Waizbort (org.). S. Paulo: Cia das Letras, 2015. WILLIAMS, R. Política do modernismo: contra os novos conformistas. Trad. André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ____________Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. ZUMTHOR, P. Performance, Recepção, Leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 8 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 8 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 8 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 8 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 8 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 8 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 8 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 8 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 8 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 8 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 8 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 8 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3