Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2099-16
Nome: TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A relação entre filosofia contemporânea e educação é o desafio desta disciplina. Pretende-se abrir a discussão não apenas para correntes contemporâneas de filosofia da educação, mas para compreensão de procedimentos filosóficos vários que não assumem a questão da educação como central, e que, no entanto, colocam conceitos úteis para pensar problemas importantes para o campo educacional, como, por exemplo: conhecimento, subjetividade, racionalidade, autoritarismo, poder, liberdade, disciplina, instituições, crise etc. O desafio proposto é fazer uma dupla investigação: a) dos conceitos filosóficos alimentados pelos debates vários da práxis educativa; b) das teorias e práticas de educação como elementos para uma investigação filosófica.
Referências: FAVARETTO, C. C. Filosofia contemporânea e educação. In: GOTTSCHALK, C.M.C; PAGOTTO-EUZÉBIO, M.; ALMEIDA, R. (org.). Filosofia e educação: interfaces – textos da I e II Jornadas de Filosofia da educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo: Kepos, 2014. LAROSSA, J. Pedagogia profana: danças piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, M. F.; PEREIRA, A. R. (org.), Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EDUFSCar, 2014. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. ADORNO, T. W. Educação e emancipação (trad. Wolfgang L. Maar). 3. ed. Petrópolis: Paz e Terra, 1995. ADORNO, T. W. Escritos sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: UNESP, 2015. ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. 11.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2010. ANTUNES, D. C. Bullying: razão instrumental e preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. ARENDT, H. A crise na Educação. Entre o passado e o futuro. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006, 221-247. BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. (trad. Marcus V. Mazzari). São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. BENJAMIN, W. Obras escolhidas. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994. CARVALHO, J. S. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. CHO, K. D.; LEWIS, T. E.; KELLNER, D. M.; PIERCE, C. (org.). Marcuse’s Challenge to Education. Lanham, Maryland: Rowman and Littlefield Publishers, 2009. DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010. DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula. Uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. FISCHER, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, v. 21, n.2, p. 371-389, jul./dez., 2003. FOUCAULT, M. O que é a crítica? Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP/Marília: Cadernos da FFC , v.9, n.1, p. 169-189, 2000. FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002. ____________. Microfísica do poder. 20.ed. São Paulo: Graal, 2004. ____________. Tecnologias de si. Verve, n.6, p. 321-360, 2004. ____________. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005. ____________. A hermeneutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ____________. Vigiar e punir. 33.ed. Petrópolis: Vozes, 2007. ____________. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ____________. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 264-287. ____________. Governo de si e dos outros. São Paulo, Martins Fontes, 2010. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. ____________. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001. FREUD, Psicologia de massas e análise do eu. In: Obras completas, volume 15. (trad. Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das letras, 2011. GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GARCIA, M. M. A. Pedagogias críticas e subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Vozes, 2002. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. (trad. George Sperber, Paulo A. Soethe, Milton C. Mota). São Paulo: Loyola, 2004. KELLNER, D. M et al. Marcuse´s challenge to education. Lanham, USA: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2009. LEWIS, T. E.; KELLNER, D. M.; PIERCE, C. On Marcuse: Critique, Liberation, and Reschooling in the Radical Pedagogy of Herbert Marcuse. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2009. PUCCI, B. (org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 3.ed., Petrópolis: Vozes, 2003. REITZ, C. Critical work and radical pedagogy. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2011. SILVA, T. T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2008. VEIGA-NETO, A. (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. VEIGA-NETO, A. Michel Foucault e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação. 5.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1968. (disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br)
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LQ 2023 - LCNE 2022 2023.3 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LQ 2023 - LCNE 2022 2023.3 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LQ 2022 - LCNE 2020 2020.2 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Não
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LCB 2023 - LCNE 2022 2024.1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LFis 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIS 2023 - LCNE 2022 2024.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LFIS 2022 - LCNE 2020 2020.2 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Não
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Não
LQ 2022 - LCNE 2020 2020.2 QUÍMICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LEC 2024 2024.3 EDUCAÇÃO DO CAMPO - UBATUBA - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LEC 2024 2024.3 EDUCAÇÃO DO CAMPO - UBATUBA - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 1 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Não
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3